Aprendizagem significativa subversiva

Autores/as

  • Marco Antonio Moreira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.289

Resumen

Com base nas idéias desenvolvidas principalmente por Neil Postman e Charles Weingartner (1969) em seu livro Ensino como uma atividade subversiva e também em alguns pensamentos expressos por Postman em suas recentes publicações (Tecnology, 1993 e O fim da Educação, 1996), o ponto de vista que defendo neste artigo é de que, nestes tempos de drásticas e rápidas mudanças, a aprendizagem deveria ser não apenas significativa mas também subversivamente significativa. Minha posição é a de que a aprendizagem significativa subversiva é uma estratégia necessária à sobrevivência na sociedade contemporânea. Sem dúvida, devo muito a Weingartner e Postman por basear-me nas suas idéias e reflexões, mas como dizem eles, somos todos “percebedores”. Assim, o que apresento neste artigo é a minha percepção das idéias e pensamentos deles traduzidos nas minhas representações acerca de como a aprendizagem significativa poderia ser subversiva.



Biografía del autor/a

Marco Antonio Moreira, UFRGS

Doutor em PhD in Science Education Cornell University, C. U. Estados Unidos. Coordenador do Curso de Pós-graduação do Instituto de Física da UFRGS.

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Publicado

2013-06-17

Cómo citar

Moreira, M. A. (2013). Aprendizagem significativa subversiva. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (21). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.289

Número

Sección

Dossiê