A escola em Sorocaba no final do império

Autores/as

  • Wilson Sandano UNISO

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.255

Resumen

Este trabalho procura investigar como ocorreu, historicamente, a formação e a institucionalização do processo de educação escolar de Sorocaba, destacando a década de 1880. Este é um período de transição do sistema agrário-comercial para o urbano-industrial, quando ocorre o início da industrialização em Sorocaba, o aumento da imigração e o crescimento da população urbana. No trabalho são apresentados alguns dos resultados já obtidos na pesquisa, como, por exemplo, uma maior valorização da escola por parte da população, o pouco envolvimento da Província de São Paulo no atendimento da população em idade escolar e o poder público municipal atuando, de modo suplementar, no segmento da educação escolar não atendido pelo poder público da Província.

Biografía del autor/a

Wilson Sandano, UNISO

Doutor em Educação pela UNIMEP. Professor do Programa de Mestrado da Universidade de Sorocaba-UNISO.

Citas

ALEIXO IRMÃO, José. A perseverança III e Sorocaba. Sorocaba: Fundação Ubaldino do Amaral, 1969. v. 1.

ALMEIDA, Aluisio de. História de Sorocaba –1822-1889. Sorocaba: Gráfica Guarani, 1951. v. 2.

______. Sorocaba: 3 séculos de história. Itu: Ottoni, 2002.

BADDINI, Cássia Maria. Sorocaba no império: comércio de animais e desenvolvimento urbano. São Paulo: Annablume, 2002.

CAMMARANO GONZÁLEZ, Jorge Luís; SANDANO, Wilson. A formação da educação escolar pública em Sorocaba: 1850-1880. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 16, dez. 2004.

MACHADO, Maria Cristina Gomes. Uma reflexão sobre o surgimento das instituições escolares no Brasil no Século XIX. Revista Histedbr On-line, Campinas, n. 11, set. 2003.

MANOEL, Ivan A. Igreja e educação feminina – 1859/1919. A face do conservadorismo. São Paulo: Ed. da UNESP, 1996.

MARCÍLIO, Maria Luiza. História da escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo; Instituto Fernand Braudel, 2005.

MENON, Og Natal. A educação escolarizada em Sorocaba entre o Império e República. 2000. v. 3. Tese (Doutorado em História) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000, v. 1.

RIBEIRO, Maria Luisa S. História da educação brasileira. A organização escolar. 6. ed. São Paulo: Moraes, 1986.

SÃO PAULO [ESTADO]. Exposição apresentada ao Dr. Jorge Tibiriçá pelo Dr. Prudente J. de Moraes Barros, 1} Governador do Estado de São Paulo, ao passar-lhe a administração no dia 18 de Outubro de 1890. São Paulo: Typ. Vanorden, 1980.

SÃO PAULO [PROVÍNCIA]. Relatório apresentado á Assembléa Legislativa Provincial de S. Paulo pelo Presidente da Provincia Laurindo Abelardo de Brito no dia 5 de Fevereiro de 1880. Santos: Typografia a vapor do Diário de Santos, 1889.

______. Discurso com que o o illustrissimo e e excellentissimo senhor dr. José Thomaz Nabuco d’Araujo, presidente da província de São Paulo, abrio a Assembléa legislativa Provincial no dia 1.o de maio de 1852. São Paulo: Typ. do Governo arrendada por Antonio Louzada Antunes, 1852.

______. Relatorio apresentado á Assembléa Legislativa Provincial de S. Paulo pelo Presidente da Provincia Laurindo Abelardo de Brito no dia 13 de Janeiro de 1881. Santos, Typographia a vapor do Diário de Santos, 1881.

______. Relatório apresentado á Assembléa Legislativa Provincial de S. Paulo pelo 1º Vice-Presidente da Provincia Conde de Três-Rios e apresentado no acto da installação da mesma Assembléa pelo 4º Vice-Presidente Dr. Manoel Marcondes de Moura e Costa. Santos: Typographia a vapor do Diario de Santos, 1882.

______. Relatorio com que passou a administração da Provincia de S. Paulo ao Exm. Presidente Barão de Guajará o Vice-Presidente Visconde de Itú. São Paulo: Typographia do Commercio, 1883.

______. Falla dirigida à Assembléa Legislativa Provincial de S. Paulo na abertura da 1ª Sessão da 25ª Legislatura, em 16 de Janeiro de 1884, pelo Barão de Guajará. São Paulo: Typ. da “Gazeta Liberal”, 1884.

______. Falla dirigida à Assembléa Legislativa Provincial de S. Paulo na abertura da 2ª Sessão da 26ª Legislatura, em 10 de Janeiro de 1885, pelo Presidente Dr. José Luiz de Almeida Couto. São Paulo: Typ. da “Gazeta Liberal”, 1885.

______. Relatorio apresentado à Assembléa Legislativa Provincial de S. Paulo pelo Presidente da Provincia no dia 15 de Fevereiro de 1886. São Paulo: Typographia a Vapor de Jorge Sckler, 1886.

______. Relatorio apresentado à Assembléa Legislativa Provincial de S. Paulo pelo Presidente da Provincia Barão do Parnahyba no dia 17 de Janeiro de 1887. São Paulo: Typographia a vapor de Jorge Seckler, 1887.

______. Relatorio apresentado à Assembléa Legislativa Provincial de São Paulo pelo Presidente da Provincia Exm. Snr. Dr. Francisco de Paula Rodrigues Alves, no dia 10 de Janeiro de 1888. São Paulo: Typographia a vapor de Jorge Seckler, 1888.

______. Relatorio apresentado à Assembléa Legislativa Provincial de São Paulo pelo Presidente da Provincia Dr. Pedro Vicente de Azevedo, no dia 11 de Janeiro de 1889. São Paulo: Typographia a vapor de Jorge Seckler, 1889.

SOUZA FILHO, João Dias de (Sup.). Sorocaba 350 anos – uma história ilustrada. Sorocaba: Fundação Ubaldino do Amaral, 2004

VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. A casa e os seus mestres. A educação no Brasil de oitocentos. Rio de Janeiro: Gryphus, 1995.

VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes. As lentes da história. Estudos de história e historiografia da educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2005.

Publicado

2013-07-02

Cómo citar

Sandano, W. (2013). A escola em Sorocaba no final do império. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (24). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.255

Número

Sección

Dossiê