Saberes de professores críticos-reflexivos no curso de Pedagogia
Resumen
O curso de Pedagogia da UNESP, Campus de Presidente Prudente é eixo norteador deste texto, que se desenvolve a partir da análise do curso segundo o conceito do professor crítico reflexivo e dos saberes fundamentais à docência (saber da experiência, saber do conhecimento e saber pedagógico). Resulta de uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, porque utiliza a história de vida da pesquisadora, a análise documental e entrevistas semi-estruturadas. O estudo possibilitou a reflexão sobre o processo de ensino realizado no Curso de Pedagogia, que demonstrou a ausência de um compromisso profissional e coletivo dos professores do curso em relação aos objetivos definidos, a inexistência do trabalho interdisciplinar e coletivo, a dicotomia entre a teoria e prática, a frágil proposta de Estágio, a precariedade dos fundamentos específicos para formação do professor, a não valorização da realidade escolar e da experiência dos alunos, o que levou à constatação de que apenas papéis e documentos não asseguram mudanças. Tais problemas necessitam ser superados para garantir a formação do professor crítico-reflexivo no curso de Pedagogia.
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