Um esboço sobre a gênese do campo das práticas socioeducativas no Brasil: aplicação da noção de campo social de Bourdieu

Autores/as

  • Luís Antonio Groppo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal)

Resumen

A partir de revisão bibliográfica, aplico a noção de campo social de Bourdieu para criar um esboço do campo das práticas socioeducativas no Brasil. Avalio a noção de campo de Bourdieu, apresentando referenciais para a sua análise, em destaque doxa e nomos doxa deste campo: educação popular, educação não formal e pedagogia social. Na atualidade, a pedagogia social parece ter ganhado a hegemonia, com sua proposta que associa o “social” à exclusão, e o “educativo”, à inclusão, cuidado e prevenção.

Biografía del autor/a

Luís Antonio Groppo, Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal)

Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal).Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

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Publicado

2013-05-24

Cómo citar

Groppo, L. A. (2013). Um esboço sobre a gênese do campo das práticas socioeducativas no Brasil: aplicação da noção de campo social de Bourdieu. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (35). Recuperado a partir de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/21

Número

Sección

Artigos