Um estudo com professores de matemática a respeito de seus conhecimentos sobre o tema função
Resumen
Nesse artigo apresentamos resultados de uma pesquisa realizada com três professores de Matemática sobre a relação existente entre seus conhecimentos sobre o conceito de função e sua prática pedagógica desenvolvida sobre esse tema. Para realizar esse estudo consideramos as três vertentes do conhecimento do objeto de estudo definidas por Shulman (1986): conhecimento de conteúdo, conhecimento curricular e conhecimento pedagógico. Trabalhamos com professores da 1a série do Ensino Médio e definimos o tema Funções como central para a investigação. Realizamos uma pesquisa qualitativa e utilizamos como instrumento de coleta de dados entrevistas semi-estruturadas. A análise das entrevistas permitiu concluir que a formação inicial dos professores parece não ter trabalhado suficientemente as três formas de conhecimento definidas por Shulman, pois observamos angústias e inseguranças nos três depoimentos coletados, devido às lacunas que poderiam/deveriam ter sido trabalhadas durante o curso de formação inicial.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto/Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEF, 2002. 360p.
______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9394. Brasília, 1996.
CHEVALLARD, Yves. El análisis de las prácticas docentes en la teoría antropológica de lo didáctico. Traduzido por Ricardo Barroso Campos. Recherches en Didactique des Mathématiques, RDM, v. 19, n. 2, p. 221-66, 1999.
CURI, Edda. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. Tese (Doutorado) – PUC, São Paulo, 2004.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2004. (Temas básicos de educação e ensino).
ROCHA, Luciana. P. (Re) constituição dos saberes de professores de Matemática nos primeiros anos de docência. 2005. Dissertação (Mestrado) – Unicamp, Campinas, 2005.
Shulman, Lee. Those Who Understan Knowledge Growth in Teaching, Educational Researcher, 1986.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas conseqüências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 1-38, jan. /fev. /mar. /abr. 2000.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.