Habilidades, competências e desempenho de futuros professores de Matemática em um exame em larga escala: um estudo a partir do perfil e dos resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
Resumen
O presente texto apresenta os resultados do primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) aplicado, em nível nacional, a alunos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. O perfil dos estudantes de Licenciatura em Matemática foi traçado a partir dos estudantes que realizaram a prova de Matemática em 2005 e responderam ao questionário socioeconômico e às questões de análise da prova. Em primeiro lugar, são apresentadas algumas informações sobre os principais aspectos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Em seguida, a partir das fontes oficiais, são apresentadas as habilidades, competências e perfil profissional que fazem parte da matriz do exame do curso de Matemática. São apresentados também os componentes da habilidade matemática proposta por Krutetskii (1976), com a finalidade de apontar as diferenças de entendimento a respeito desses temas. Posteriormente, são apresentados o perfil dos estudantes e os principais resultados da análise estatística relativa ao desempenho desse grupo de futuros professores de matemática.
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Manual do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes ENADE – 2004. Brasília: INEP, 2004.
BRITO, Márcia Regina Ferreira; MUNHOZ, Alícia; PRIMI, Ricardo; GONÇALEZ, Maria Helena; REZI, Viviane; NEVES, Liliane; SANCHES, Maria Helena; MARINHEIRO, Fernanda. Exames Nacionais: uma análise do ENEM aplicado à matemática. Revista Avaliação, v. 5, n. 4, p. 45-53, 2000.
BRITO, Márcia Regina Ferreira. Alguns aspectos teóricos e conceituais da solução de problemas matemáticos. In: BRITO, Márcia Regina Ferreira de (org.). Solução de problemas e a matemática escolar. Campinas: Editora Átomo e Alínea. 2006.
______. ENADE 2005: perfil, desempenho e razão da opção dos estudantes pelas Licenciaturas. Revista Avaliação, v. 12, n. 3, p. 401-443, 2007.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação da educação superior. Petrópolis: Vozes, 2000.
KRUTETSKII, Vadim A. The Psychology of mathematical abilities in schoolchildren. Chicago: University of Chicago Press, 1976.
EMBRETSON, Susan E.; REISE, Steven P. Item response theory for psychologists. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates Publishers, 2000.
LIMANA, Amir; BRITO, Márcia Regina Ferreira. O modelo de avaliação dinâmica e o desenvolvimento de competências: algumas considerações a respeito do ENADE. Revista Avaliação, v. 10, n. 2, p. 9-32, 2005.
SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 2. ed., ampl. Brasília: Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2004. 155p.
STERNBERG, Robert J.; GRIGORENKO, Elena L. Dynamic Testing. The nature and measurement of learning potential. New York: Cambridge University Press, 2002.
Sites
INEP. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/download/enade/2007/Portaria_diretrizes/Agronomia_140.p>. Acesso em: out. 2008.
INEP. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/download/superior/enade/Diretrizes%20Enade/Diretrizes_Matematica_%20n_132.pdf>. Acesso em: 4 out. 2008.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.