Os pilares da educação Guarani Kaiowá: Kunumi há Chamiri – a criança Kaiowá
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1382Palabras clave:
Saberes Tradicionais, Educação Kaiowá, Criança Kaiowá.Resumen
A pesquisa aborda os vastos saberes indígenas que formam os pilares da educação Kaiowá, descrevendo o caminho da educação das crianças como menino (Kunumi) e menina (Chamiri). Apresenta dados sobre o espaço e os valores da escola, o caminhar da escola na busca de ser educação escolar indígena na comunidade e no sistema escolar, bem como aponta orientações para a educação escolar indígena. A pesquisa foi desenvolvida através de observação, visitas e conversas com os sábios, rezadores e crianças Kaiowá. Percebeu-se que, em consideração aos jovens e à geração atual, o retorno para casa será por meio de leitura e da escrita, e a escola é ferramenta especial para criar o novo caminho de retorno, em que haverá o fortalecimento da identidade e a compreensão da interculturalidade. É necessário que, hoje, a escola seja compreendida na sua dimensão e complexidade por professores, lideranças, jovens e pela própria comunidade, porque só será educação escolar indígena quando existir uma clareza do significado em relação à escola para a comunidade. Com isso, abre-se uma porta, um novo caminho de retorno da comunidade para casa, para o entendimento da sua identidade, para valorização de seus saberes e também para se ter a noção e a abertura no sentido de compreender que já não estamos sós, que existem outras sociedades, as quais devem ser compreendidas e respeitadas, assim como devemos ser respeitados por elas.
Citas
AZANHA, Gilberto. Sustentabilidade nas sociedades indígenas brasileiras. Revista Tellus, Campo Grande, MS, ano 5, n. 8/9, p. 11-28, abr./out. 2005.
BATALLA, Guillermo Bonfil. La teoría del control cultural en el estudio de procesos étnicos. Brasília: Universidade de Brasília, 1988.
BENITES, Eliel. Oguata Pyahu (Uma nova caminhada) no processo de desconstrução e construção da Educação Escolar Indígena da Aldeia Te’ýikue. 2014. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, MS, 2014.
BRAND, Antônio; FERREIRA, Eva Maria L.; TSCKINKEL JÚNIOR, Rene; BATISTA, Suzana G. Os Kaiowá e Guarani em tempos da Cia Matte Larangeira. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA (ANPUH), 22., 2003, João Pessoa, PB. Anais [...]. João Pessoa, PB: ANPUH, 2003.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). Relatório Saúde Indígena etnia Kaiowá, MS. Brasília, DF, 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução 05/2012. Brasília, 2012.
BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.
FLORES, Lucio Paiva. O lugar onde as pedras falam. In: MARKUS Cledes; ALTMANN, Lori; GIERUS, Renate (Org.). Saberes e espiritualidade indígena. São Leopoldo, RS: Oikos, 2014.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre a revolução cultural de nosso tempo. Educação e Realidade, Porto Alegre, RS, v. 22, n. 2, p. 15-46, jul./dez. 1997.
KLEIN, Carin; DAMICO, José. O uso da etnografia pós-moderna para a investigação de políticas públicas de inclusão social. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. p. 63-86.
PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisa pós-criticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em Educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012. v. 1, p. 24-47.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.