O Programa de Educação Integral no Ensino Médio Regular em Pernambuco e suas utilizações

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1135

Palabras clave:

Ensino Médio, educação integral, utilizações.

Resumen

O artigo tem como tema o ensino médio integral e integrado e, como objetivo, analisar as utilizações do Programa de Educação Integral no Ensino Médio regular em Pernambuco, considerando as promessas de formação de jovens. Para tanto, foi realizada pesquisa de avaliação da implementação de política pública, através de análise documental e bibliográfica, além de diálogo com outras pesquisas realizadas sobre o mesmo tema e objeto de estudo. Os resultados indicam que a Rede Estadual de Ensino de Pernambuco utiliza o Programa de Educação Integral no ensino médio para promover uma organização do trabalho pedagógico neoprodutivista, através de ênfase na gestão gerencial, com grande perda para os docentes envolvidos no processo, tanto do ponto de vista da organização coletiva, quanto em relação às questões de ordem individual. Tais utilizações repercutem também nas escolas que não adotam o Programa, pois fazem parte do sistema construído sobretudo para abrigar aqueles que não serão considerados adequados ao modelo adotado pelo Programa.

Biografía del autor/a

Jamerson Antonio de Almeida da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco

Katharine Ninive Pinto Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federla de Pernambuco

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Publicado

2019-10-01

Cómo citar

Silva, J. A. de A. da, & Silva, K. N. P. (2019). O Programa de Educação Integral no Ensino Médio Regular em Pernambuco e suas utilizações. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(51), 185–201. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i51.1135

Número

Sección

Artigos