A Inteligência Humana e o Cotidiano Escolar

Autores/as

  • Vilma Lení Nista-Piccolo Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • Yara Machado da Silva Universidade de Sorocaba (UNISO)
  • Flora Loureiro de Mello Universidade de Sorocaba (UNISO)

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1114

Palabras clave:

inteligência humana, cotidiano escolar, práticas pedagógicas.

Resumen

A inteligência, como fenômeno, sempre intrigou a humanidade, tornando-se alvo de muitos pesquisadores ao longo do tempo. Howard Gardner é um referencial nessa área por ter apresentado uma teoria que transcende as habilidades lógicas do pensamento como a forma mais elevada do conhecimento humano, considerando diferentes manifestações de capacidades cognitivas, não antes classificadas dessa forma. O conceito de inteligência está diretamente relacionado à nossa cultura, e pode ser demonstrado pela capacidade de resolver problemas, aprender e se expressar de forma eficiente, estabelecer relações entre os conteúdos e pensar de forma abstrata. Atualmente, ainda encontramos pessoas que integram o contexto escolar, definindo como inteligentes apenas os alunos com bom desempenho, o que demonstra que a questão da inteligência está pautada em paradigmas que precisam ser superados. Ter a teoria das Múltiplas Inteligências como base pedagógica pode conduzir o professor a encontrar novas propostas de atividades e diferentes caminhos para ensinar. O presente estudo investigou o que pensam os professores da rede municipal de Sorocaba sobre o conceito de ser inteligente. Foi possível observar que há uma tendência intrínseca em compreender a inteligência de forma mais ampla e complexa, contudo há uma carência de referencial teórico que embase uma prática pedagógica com a finalidade de desenvolver as múltiplas potencialidades dos alunos.

Biografía del autor/a

Vilma Lení Nista-Piccolo, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutora em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO).

Yara Machado da Silva, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Aluna do Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO). Professora de Educação Física.

Flora Loureiro de Mello, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Professora de Educação Física.

Citas

ALVES, Raquel; BERNNAND, Edna; SOARES, Ismênia. Conectando inteligências múltiplas através de aplicações interativas na formação de gestores. Gestão & Aprendizagem – MPGOA, João Pessoa, PB, v. 4, n. 2, p. 11-33, 2015.

ARMSTRONG, Thomas. Inteligências Múltiplas na sala de aula. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

CAMPBELL, Linda; CAMPBELL, Bruce; DICKINSON, Dee. Ensino e aprendizagem por meio das Inteligências Múltiplas. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

COLOM, Roberto et al. Human intelligence and brain networks. Dialogues in Clinical Neuroscience, Neuilly-sur-Seine, França, v. 12, n. 4, p. 489-501, dez. 2010.

GARDNER, Howard. The development and education of the mind: the selected works of Howard Gardner. New York: Taylor & Francis, 2006.

______. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.

______. O verdadeiro, o belo e o bom: os princípios básicos para a nova educação. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.

______. Estruturas da mente: a teoria das inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

GARDNER, Howard; CHEN, Jie-Qi; MORAN, Seana e colaboradores. Inteligências múltiplas ao redor do mundo. Porto Alegre: Artmed, 2010.

GARDNER, Howard; KORNHABER, Mindy L.; WAKE, Warren K. Inteligência: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Artmed, 1998.

GÁSPARI, Josset Campagna de; SCHWARTZ, Gisele Maria. Inteligências múltiplas e representações. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, DF, v. 18, n. 3, p. 261-6, set./dez. 2002.

LOPES, Adriano Alves et al. A teoria das inteligências múltiplas e suas contribuições para a educação. Caderno de Graduação: Ciências Humanas e Sociais – FITS, Maceió, AL, v. 3, n. 2, p. 153-68, abr. 2016.

MACHADO, Nilson José. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimento e inteligência e a prática docente. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

MORENO, José Carlos de Almeida et al. Os esportes coletivos e individuais como meios de desenvolvimento das inteligências múltiplas: um estudo com escolares. Revista Fafibe On Line, Bebedouro, SP, v. 23, n. 3, ago. 2007. Disponível em: <http://www.unifafibe.com.br/revistasonline/arquivos/revistafafibeonline/sumario/11/19042010103353.pdf> Acesso em: 1º dez. 2017.

NISTA-PICCOLO, Vilma Leni et al. Manifestações da inteligência corporal cinestésica em situação de jogo na educação física escolar. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, DF, v. 12, n. 4, p. 25-31, dez. 2004.

NISTA-PICCOLO, Vilma Leni. Manifestações da inteligência humana na aprendizagem. In: ROMAGUERA, Alda Regina Tognini; PIMENTA, Maria Alzira de Almeida (Org.). Univer-Cidade em encontros: educação, cultura e arte. Sorocaba, SP: Eduniso, 2017. p. 153-69.

NISTA-PICCOLO, Vilma Leni. A Teoria das Inteligências Múltiplas. In: BALBINO, Hermes - SESC (Org.). Inteligências múltiplas. 1. ed. São Paulo: SESC, 2015. v. 1, p. 45-65.

NISTA-PICCOLO, Vilma Lení. Educação Física, escola e as inteligências múltiplas. In: MOREIRA, Wagner Wey; VIRTUOSO JÚNIOR, Jair Sindra; BARBOSA NETO, Octavio; SIMÕES, Regina (Org.). Educação Física, esporte, saúde e educação. 1. ed. Uberaba, MG: Editora e Gráfica UFTM, 2010. v. 1, p. 51-80.

SILVA, Vera Lúcia Teixeira da; NISTA-PICCOLO, Vilma Leni. Dificuldade de aprendizagem na perspectiva das inteligências múltiplas: um estudo com um grupo de crianças brasileiras. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Portugal, v. 23, n. 2, p. 191-211, 2010.

SOUZA, Maurício Teodoro de. Educação física escolar: a compreensão do comportamento corporal como manifestação da inteligência humana. Revista Brasileira Ciência e Movimento, Brasília, DF, v. 10, n. 2, p. 95-101, abr. 2002.

TOLEDO, Eliane de; VELARDI, Marília; NISTA-PICCOLO, Vilma Lení. Os desafios da Educação Física Escolar: seus conteúdos e métodos. In: MOREIRA, Evando Carlos; NISTA-PICCOLO, Vilma Lení (Org.). O quê e como ensinar Educação Física na escola. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009. p. 21-6.

Publicado

2018-04-12

Cómo citar

Nista-Piccolo, V. L., Silva, Y. M. da, & Mello, F. L. de. (2018). A Inteligência Humana e o Cotidiano Escolar. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(47), 27–41. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1114

Número

Sección

Artigos