História da educação salesiana em Corumbá, MS: o convênio celebrado entre os salesianos, o estado de Mato Grosso e o estado de Mato Grosso do Sul (1972-1987)
Keywords:
História da educação salesiana. Convênio. Organização pedagógica e funcionamento.Abstract
O objetivo neste artigo é apresentar a história da educação salesiana em Corumbá, MS, no Colégio Salesiano de Santa Teresa, no período em que vigorou um Convênio entre a Missão Salesiana de Mato Grosso, o estado de Mato Grosso e, posteriormente, o estado de Mato Grosso do Sul. Por meio desse Convênio, foi criado o Colégio Estadual Santa Teresa, que funcionou simultaneamente ao Colégio Salesiano de Santa Teresa. É nossa intenção mostrar a organização, o funcionamento dos dois colégios e como a marca salesiana foi amalgamada a uma escola pública.
References
ALVES, G. L. A trajetória histórica do grande comerciante dos portos em Corumbá: 1857-1929. In: CORRÊA, V. B. et al. Casario do Porto de Corumbá. Campo Grande: Fundação de Cultura; Brasília: Gráfica do Senado, 1985.
AZZI, R. A obra de Dom Bosco no Brasil: cem anos de História. Barbacena: Centro Salesiano de Documentação e Pesquisa, 2000. v. 1.
COLÉGIO Santa Teresa será desativado em 81. Diário da Manhã, Corumbá, 2 dez. 1980, Ano II, n. 459.
COLÉGIO SALESIANO DE SANTA TERESA. Arquivo do Colégio Salesiano de Santa Teresa. Corumbá, MS, [s.d.].
______. Arquivo do Colégio Salesiano de Santa Teresa. Corumbá, MS, 2009.
______. Regimento interno do Colégio Salesiano de Santa Teresa. Arquivo do Colégio Salesiano de Santa Teresa Corumbá, 1987. (mimeo).
______. Regimento interno do Colégio Salesiano de Santa Teresa. Arquivo do Colégio Salesiano de Santa Teresa. Corumbá, MS, 1971. (mimeo).
ESCOLANO, A.; VIÑAO FRAGO, A. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Tradução de Alfredo Veiga-Neto, 2. ed. Rio de Janeiro: A. DP&A, 2001.
FARIA FILHO, L. M. de. Escolarização, culturas e práticas escolares no Brasil: elementos teóricos-metodológicos de um programa de pesquisa. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Org.). Disciplinas e integração curricular: história e políticas. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 13-35.
GOODSON, I. Currículo: teoria e história. Tradução de Attílio Brunetta. 7. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Senso 2010. Mato Grosso do Sul. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelas_pdf/total_populacao_mato_grosso_do_sul.pdf>. Acesso em: 1º out. 2015.
MANFROI, J. A missão salesiana e a educação em Corumbá: 1899-1996. 1997. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS.
MATO GROSSO. Lei n. 3681, de 28 de novembro de 1975. Estabelece a nova estrutura da administração estadual e dá outras providências. Disponível em: <http://www.sad-legislacao.mt.gov.br/Aplicativos/>. Acesso em: 7 set. 2009.
MATO GROSSO DO SUL. Decreto-Lei n. 57, de 19 de março de 1979. Disponível em: <http://aacpdappls.net.ms.gov.br/appls/legislacao/secoge/govato.nsf/c19b1c307bc93729042571070059deab/f6cbfabb82cdc1c704256e8b006e693d?OpenDocument&Highlight=2,57>. Acesso em: 7 set. 2009.
MOGARRO, M. J. Os arquivos escolares nas instituições educativas portuguesas. Preservar a informação, construir a memória. Pro-posições, Campinas, SP, v. 16, n. 1, p. 103-116, jan./abr. 2005.
SCHENEIDER, J. L. Obra de Dom Bosco em Corumbá. In: BÁEZ, Renato (Org.). O profeta do Pantanal. São Paulo: Escolas Profissionais Salesianas, 1988. p. 57-61.
VINCENT, G.; LAHIRE, B.; THIN, D. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 7-48, jun. 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.