As Políticas de Formação de Professores: a “universitarização” e a prática

Authors

  • Olgaíses Maués

References

ANDES-SN. 22° Congresso , 2003, Brasília, Caderno de Textos. Disponível www.andes.org.br. Acesso em, 10.fev..2003.

ANFOPE. Associação Nacional pela formação dos Profissionais da Educação. Formação dos profissionais da educação e base comum nacional: construindo um projeto coletivo. XI ENCONTRO NACIONAL, 2002, Florianópolis. Documento Final, Campinas: Unicamp, 2002.

BANQUE MONDIALE. Priorités et stratégies pour l’éducation: une étude de la Banque Mondiale. Washington, D.C. :Banque Mondiale, 1995a.

BANCO MUNDIAL. La enseñanza superior: las lecciones derivadas de la experiencia. Washington. D.C. 1995b.

BARBIER, J.M. Savoir Théoriques et Savoirs d’Action. Paris : Presses Universitaires de France. 1996.

BOURDIEU, P. Le sens pratique. Paris : Les Éditions de Minuit,1980.

_____________ Esquisse d’une théorie de la pratique. Paris : Editions du Seuil, 2000.

BOURDONCLE, R. La professionnalisation des enseignants : des limites d’un mythe. Revue Française de Pedagogie n° 195, octobre-novembre-decembre, 1993, pp.83-115.

_________________. L’université et les professions. Un itinéraire de recherche sociologique. Paris : L’Harmattan, 1994.

BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, ano CXXXIV, nl. 248,23/12/96, pp 27833-41.

_______ Decreto N°2306, de 19 de agosto de 1997. Regulamenta, para o Sistema Federal de Ensino, as disposições contidas no art. 10 da Medida Provisória N° 1477-39 de 8 de agosto de 1997. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 20 de agos de 1997, Seção 1 Página 17991.

_______ Decreto N° 3276 de 6 de dezembro de 1999. Dispõe sobre a formação em nível superior de professores, para atuar na educação básica e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 8 de dez 1999, Seção 1, p. 16.

_______ Decreto N° 3554 de 7 de agosto de 2000. Dá nova redação ao & 2 do art. 3° do Decreto nE 3.276 de 6 de dezembro de 1999, que dispõe sobre a formação em nível superior de professores para atuar na educação básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 7 de agos de 2000, Seção 1, p.1.

_______ Decreto N° 3860 de 9 de julho de 2001. Dispõe sobre a organização do ensino superior, a avaliação de cursos e instituições, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 10 de jul 2001, Seção 1 p. 02.

BRASIL/MEC/CNE. Resolução CNE/CP 1.de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de Licenciatura de graduação plena. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 9 de abr de 2002. Seção 1, p. 31. Republicada por ter saído com incorreção do original no D.O.U. de 4 de março de 2002. Seção 1, p. 8

________________. Resolução CNE/CP 2 de 19 de fevereiro de 2002. Institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 9.

________________. Resolução CP 1/99, de 30 de setembro de 1999. Dispõe sobre os Institutos Superiores de Educação, considerados os arts. 62 e 63 da lei 9.394/96 e o Art 9° & 2°, alíneas “c” e “n” da lei 4.024/61 com a redação da pela lei 9.131/95. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 7 de out de 1999. Seção 1, p. 50.

__________________. Parecer CNE 115/99, de 10 de agosto de 1999. Diretrizes Gerais para os Institutos Superiores de Educação. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, 06.set de 1999.

CARBONEAU, M. Modèles de formation et professionnalisation de l’enseignement : analyse critique de tendances nord-américaines. Revue des sciences de l’éducation, vol. XIX, n° 1, p.33-57, 1993.

COUTURIER, Y. Les réflexivités de l’œuvre théorique de Bourdieu : entre méthode et théorie de la pratique. in Revue Életronique de Sociologie Esprit Critique, vol. 04. n°03, mars-octobre 1988, p. 5-7.

DUBAR, C. La Socialisation. Construction des identités sociales et professionnelles. Paris : Armand Colin, 1996.

FÓRUM MONDIAL SUR L’ÉDUCATION. Dakar, Rapport Final. 2002, Disponível em http://www2.unesco.org/wef/fr-docs/fr_findings/fr_finareport.pdf , Acesso em 06.de jul 2002.

FÓRUM NACIONAL EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA. Propostas Emergenciais para Mudanças na Educação Brasileira. In Reafirmando propostas para a educação brasileira. Brasília, 2003.

FRANCE . Loi d’Orientation sur l’éducation. N° 89-486, juillet 1989. . Disponível em http://daniel.calin.free.fr/textoff/loi_1989.html. Acesso em 12.avril 2000.

FRANCE. Qu’ est-ce qu’ un IUFM ? IUFM Creteil. Disponível em http://www.iufm.education.fr/f_formations.htm, Acesso em 03 de abril de 2002.

GRAMSCI, A. Introduccion a la filosofia de la praxis. México : Premia Editora, 1981.

____________ Textes. Paris : Éditions Sociales, 1983.

GRIZE, J.B. Savoir théoriques et savoir d’action : point de vue logico-discursif. In :

MELLO, G.N. Formação Inicial de Professores para a Educação Básica: Uma (Re) Visão Radical. Documento Principal. (Versão P`reliminar para discussão interna). Brasília: MEC,1999.

SCHÖN, D.A. Le Praticien Réflexif. À la recherche du savoir caché dans l’agir professionnel . Canadá : Les Éditions Logiques, 1994.

Published

2013-11-05

How to Cite

Maués, O. (2013). As Políticas de Formação de Professores: a “universitarização” e a prática. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (16). Retrieved from https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/514

Issue

Section

Dossiê