Adolescentes e meios de comunicação: espaços de afetividade e aprendizagem
Abstract
Quem é o jovem do século XXI? Como ele vive? Como ele se relaciona? De que ele gosta?... São indagações que nos levam a querer ouvir, olhar e conhecer quem é o adolescente que, muitas vezes, não consegue comunicar-se com o adulto. Conhecê-lo mais de perto (por meio de seus olhos e de suas relações com os meios de comunicação) permite-nos diferentes formas de interpretação de seu dia-a-dia, para compreensão dos significados atribuídos às situações, locais e eventos e, conseqüentemente, estabelecer espaços de aprendizagem, diálogo e comunicação com os sujeitos escolares para melhor entender a escola atual. Para tanto, trazemos dados de pesquisas com estudantes da escola básica que nos proporcionaram reflexões acerca dos adolescentes, seus interesses, relações e interações na sociedade em geral. Para coleta de dados, utilizamos a observação participante e a realização de dinâmicas com meios de comunicação que propiciam explicitação de suas subjetividades e contribuem para motivação e reflexão dos estudantes. Os jovens têm novos modos de compreender e de se envolver com as questões atuais e os meios, como uma das mediações sociais e culturais, constituem um novo organizador perceptivo e um reorganizador de relações e experiências sociais. Conhecer o que os mobiliza e as atividades com as quais se envolvem, é uma forma de nós, professores e pesquisadores termos elementos para o exercício da docência e da cidadania nos contextos de nossa atuação.
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