O Estágio Supervisionado como experiência formativa para o trabalho coletivo na escola
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.246Abstract
O artigo apresenta a experiência de estágio em “gestão e coordenação do trabalho escolar” realizada em um curso de Pedagogia, numa Universidade Pública do Estado de São Paulo. No recorte aqui apresentado, as autoras tomam a produção do trabalho coletivo como elemento constitutivo da qualidade da escola pública e, por isso, como eixo de formação durante a realização do estágio sob a responsabilidade de ambas. Assumem, pois, que a única maneira de levar os futuros professores a compreenderem a complexidade do trabalho coletivo é colocá-los diante do desafio de, durante sua própria formação, passarem por essa experiência. Esta, por sua vez, pode ser enriquecida na medida em que, na condição de estagiários, os alunos contam com a mediação da universidade. Os resultados observados até o presente momento, quando a experiência foi realizada pela terceira vez, demonstram que, embora sempre sejam necessários alguns ajustes, os objetivos do estágio tal como vem sendo organizado têm sido alcançados com êxito.
References
ANDRÉ, Marli E.D.A. O papel mediador da pesquisa no ensino de didática. In: ANDRÉ, Marli E.D.A.; OLIVEIRA, Maria Rita N.S. (Orgs). Alternativas no ensino de didática. Campinas-SP: Papirus, 1997.
CORREA, B.C.; GARCIA, T.O.G. Administração Escolar: a centralidade do diretor em questão. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DE EDUCAÇÃO, 10., 2006, São Bernardo do Campo. Anais..., 2006. v. 01. p. 1-16.
CORREA, B.C.; PIOTTO, D.; TINÓS, L. Uma experiência de supervisão de estágio em pequenos grupos. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 13., Recife-PE, 2006. Anais..., 2006.
PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001.
______. Administração escolar: introdução crítica. 5. ed. São Paulo: Cortez & Autores Associados, 1986.
SÁNCHEZ VÁZQUEZ, Adolfo. Filosofia da práxis. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.