Pensando a docência: formação, trabalho e subjetividade
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.238Abstract
Este artigo traz uma reflexão sobre o trabalho docente e as múltiplas dimensões envolvidas no processo de tornar-se professor. São abordados os seguintes aspectos: a forma de organização que esse trabalho assume em cada momento histórico, opção pelo magistério, formação inicial, aprendizagem do professor e sua subjetividade. Além disso, discutem-se a questão de algumas teorias que influenciam a prática docente, como professor reflexivo ou professor pesquisador. A complexidade de fatores envolvidos no processo de constituir-se docente referenda a necessidade de se pensar o trabalho docente a partir de um referencial que integre tais fatores. Para ilustrar a reflexão, apresentar-se-á um recorte de uma investigação que vem sendo desenvolvida no âmbito do GEPPE – Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação.
References
ALVES, G. L. A produção da escola pública contemporânea. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados; Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2004.
______. O trabalho didático na escola moderna. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
ARENDT, H. A condição humana. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
CAPRA, F. O ponto de mutação. A ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix, 1982.
CUNHA, M. D. Constituição de professores no espaço-tempo da sala de aula. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas.
GAMBOA, S. S. Contribuição da pesquisa na formação do Educador. In. REALI Aline; MIZUKAMI, Maria da Graça. Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDUFSCar, FINEP, 1996.
GONZÁLEZ REY, F. Subjetividade, complexidade e pesquisa em Psicologia. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005.
HERNÁNDEZ, F. ¿Cómo aprenden los docentes? Revista Kikiriki Movimiento Cooperativo Escuela Popular, Sevilha, Espanha, n. 42/43, setembro de 1996.
JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução: São Paulo: Martin Claret, 2001.
MARX, K. e ENGELS, F. Teses sobre Feuerbach. In: A Ideologia Alemã. Disponível em: <www.jahr.org> Acesso em: 10 de jun. 2006.
MIRANDA, M. G. A pesquisa na prática profissional docente: limites e possibilidades. In: SILVA, A. H. e EVANGELISTA, E. G. S. (Orgs.) Caminhando e abrindo caminhos: trajetória de uma rede municipal de educação. Goiânia: Editora da UFG, 2004.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Perspectivas e dimensões de formação e do trabalho do professor. In: SILVA, A. M. et al. (Org.) Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife, PE: ENDIPE, Edições Bagaço, 2006.
REALI A.; MIZUKAMI, M. G. Formação de professores: tendências atuais. São Carlos: EDUFSCar, FINEP, 1996.
SERBINO, R. V. et al. Formação de professores. São Paulo: UNESP, 1996.
SEVERINO, A. J. Questões epistemológicas da pesquisa sobre a prática docente. In: SILVA, A. M. M. et al. Educação formal e não formal, processos formativos, saberes pedagógicos: desafios para a inclusão social. Recife, PE: ENDIPE, Edições Bagaço, 2006.
SILVA, A. H. e EVANGELISTA, E. G. S. (Orgs.) Caminhando e abrindo caminhos: trajetória de uma rede municipal de educação. Goiânia: Editora da UFG, 2004.
SILVA, A. M. et al. (Org.) Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife, PE: ENDIPE, Edições Bagaço, 2006.
SOBRINHO, J. D. Pós-Graduação, escola de formação para o magistério superior. In. SERBINO, R. V. et all. Formação de professores. São Paulo: UNESP, 1996.
TACCA, M. C. Relação pedagógica e desenvolvimento da subjetividade. In: GONZÁLEZ REY, F. Subjetividade, complexidade e pesquisa em Psicologia. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2005.
TARDIF, M. e LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. São Paulo: Vozes, 2004.
VIGOTSKI, L. S. Psicologia concreta do homem. [Manuscrito de 1929]. Educação & Sociedade, ano XXI, n. 71, Julho 2000. p. 23-44.
ZAIDAN, Samira e PEREIRA, Julia Emilio Diniz. La construcción de la subjetividad em la formación inicial del profesorado. Revista Kikiriki Movimiento Cooperativo Escuela Popular, Sevilha, Espanha, n. 51, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.