O uso do livro didático e o desempenho dos alunos do ensino fundamental em problemas de combinatória

Authors

  • Leny R. M. Teixeira UCDB
  • Edileni G. de Campos UCDB
  • Mônica Vasconcellos UFMS
  • Sheila Denize Guimarães UFMS

Abstract

Resumo: A pesquisa teve por objetivo realizar uma análise comparativa entre os problemas que envolvem combinatória trabalhados em duas escolas públicas de Campo Grande-MS e o desempenho de 40 alunos dos 6o e 9o anos do Ensino Fundamental, obtidos em uma prova. Para tanto, realizou um levantamento da freqüência e dos tipos de problemas de estrutura multiplicativa presentes nos materiais didáticos utilizados nas respectivas escolas. Os resultados mostraram que, em número de acertos, a escola A apresentou uma pequena diferença em relação à B. Em ambas as escolas os alunos obtiveram melhor desempenho nos problemas que apresentaram valores baixos e duas variáveis. Os resultados apontaram pouca interferência do uso do livro didático no desempenho dos alunos.

Author Biographies

Leny R. M. Teixeira, UCDB

Dra. em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo. Profa. no PPGE-Mestrado em Educação da UCDB.

Edileni G. de Campos, UCDB

Mestre em Educação pela UCDB.

Mônica Vasconcellos, UFMS

Doutoranda do PPGE – Doutorado da UFMS/CAPES.

Sheila Denize Guimarães, UFMS

Doutoranda do PPGE – Doutorado da UFMS/FUNDECT.

References

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos PNLD 2008: Matemática. Brasília: MEC, 2007. 152p. (Anos Finais do Ensino Fundamental).

BRITO, Márcia R. F. de; CORREA, Jane. O significado do conceito de divisão em crianças de escola elementar. In: III CONFERENCIA ARGENTINA DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA. Libro de Resúmenes. Salta: SOAREM/UNSa, 2003. p. 150.

DANTE, Luis Roberto. Livro Didático de matemática: uso ou abuso? Em Aberto, Brasília, n. 69, jan./mar. 1996.

DINIZ, Maria Ignez. Resolução de problemas e comunicação. In: SMOLE, Kátia C. S.; DINIZ, Maria Ignez (Org.). Ler escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FREITAG, Bárbara; COSTA, Wanderley F.; MOTTA, Valéria R.O livro didático em questão. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

FURTADO, Roberto Cossich. Resenhas. Em aberto, Brasília, n. 35, p. 23-26, jul./set. 1987.

KOUBA, Vicky L. Children’s solution strategies for equivalent set multiplication and division word problems. Journal for Research in Mathematics Education, v. 20, n. 2, p. 147-58, 1989.

LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual do usuário. Brasília: Em aberto, ano 16, n. 69, 1996.

MANDARINO, Mônica Cerbella Freire; BELFORT, Elizabeth. Como é escolhido o livro didático de Matemática dos Primeiros Anos do Ensino Fundamental? In: Anais do VIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife: UFPe, 2004.

MORO, Maria Lúcia F.; SOARES, Maria Tereza C. Níveis de raciocínio combinatório e produto cartesiano na escola fundamental. Educação Matemática Pesquisa, v. 8, p. 99-124, 2006.

NACARATO, ADAIR M. A formação de professores que ensinam Matemática: perspectivas e desafios frente às políticas públicas. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2004, Recife. Anais... Recife: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2004. v. 1. p. 15-29.

NUNES, Terezinha; BRYANT, Peter. Crianças fazendo Matemática. Porto Alegre: Artmed, 1997.

ONUCHIC, Lourdes Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria (Org.). Pesquisa em educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Ed. UNESP, 1999. p. 199-220.

PAIS, Luis Carlos. Estratégias de ensino de geometria em livros didáticos de matemática em nível de 5a a 8a série do ensino fundamental. In: 29ª REUNIÃO ANUAL DA ANPED. Anais... Caxambu: 2006.

SCAFF, Elisângela A. S.; SENNA, Ester. O guia de livros didáticos e sua (in) utilização no Brasil e no Estado de Mato Grosso do Sul. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, RJ, v. 29, p. 32-37, 2000.

SILVA JUNIOR, Clovis Gomes da. Critérios de adoção e utilização do livro didático de Matemática no ensino fundamental, e a participação do professor na adoção: o caso do Agreste de Pernambuco. 2005. Dissertação (Mestrado em Ensino das ciências) – UFRPE, Recife-PE, 2005.

TAXA, Fernanda O. S. Problemas multiplicativos e processo de abstração em crianças na 3a série do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 2001.

VERGNAUD, Gérard. Multiplicative Structures. In: RESH, R.; LANDAU, M. Acquisition of mathematics concepts and processes. New York, Academic Press, 1983. p. 127-74.

______. La théorie des champs conceptuels. Recherches en didactique des mathématiques, v. 10, n. 13, p. 133-70, 1990.

______. El niño, las Matemáticas y la realidad: problemas de la enseñanza de las Matemáticas en la escuela primaria. México: Trillas, 1991.

Published

2013-06-10

How to Cite

Teixeira, L. R. M., Campos, E. G. de, Vasconcellos, M., & Guimarães, S. D. (2013). O uso do livro didático e o desempenho dos alunos do ensino fundamental em problemas de combinatória. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (26). Retrieved from https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/220

Issue

Section

Dossiê