Partilhas negras: por um exercício antirracista e pluriversal na formação em Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1920Keywords:
undergraduation, anti-racism, PsychologyAbstract
A partir de nossas experiências como duas mulheres negras que habitam o espaço de formação em Psicologia em uma universidade federal do sul do país - uma como graduanda, a outra como docente - buscamos nesse artigo tecer diálogos sobre a formação neste campo, convidando você que nos lê a perceber e interrogar os efeitos da sustentação das lógicas e heranças coloniais no cotidiano acadêmico que atravessam corpos como os nossos. Como nos convoca Audre Lorde (2020), ao considerarmos a inteireza de nossos corpos como ética de nossa política de escrita, produzimos esse texto encharcado de nossos próprios corpos e o que eles contém - nossas experiências e pensares-sentires; um corpo-experiência. Para tanto, lançamos mão de um correio de cartas entre nós (e com vocês), inspiradas na cartagrafia (Battistelli, 2022) pela qual afirmamos uma política de escrita que se compõe com cartas-ensaios-textos. Nesse caminho, destacamos a necessidade de enegrecer e encantar a universidade para que possamos sustentá-la na e como pluriversidade.
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