<em>Rankings</em> globais, qualidade e a convergência com a internacionalização da Educação Superior na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1368Keywords:
internacionalização, Educação Superior, <em>rankings</em> globais.Abstract
Este estudo, realizado no bojo das pesquisas do Grupo Gestar/CNPq/UFSM, refere-se à temática de internacionalização da Educação Superior (ES) e se insere no debate sobre os rankings e a qualidade. Tem por objetivo geral traçar um panorama sobre a convergência entre os indicadores definidos em destacados rankings globais, os quais buscam medir a qualidade a partir das ações de internacionalização e a interlocução com a percepção latino-americana. Caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, com fulcro em revisão teórica, averiguação das declarações emitidas em conferências regionais e mundiais e relatórios de organismos internacionais, a exemplo da UNESCO e do Banco Mundial. No mundo globalizado, a universidade se posiciona como um dos atores estratégicos que contribuem para o desenvolvimento. Assim, estabelecem-se a sociedade do conhecimento e o fortalecimento do processo de mercantilização da ES. Com o avanço da transnacionalização, os rankings internacionais se propõem a classificar as melhores instituições. Verificou-se que os mais influentes rankings globais têm critérios próprios, tais como a produtividade da pesquisa e as citações. Sob a lente de teóricos e da UNESCO, a qualidade é um conceito multidimensional que requer reflexão constante e que deve estar articulada com a pertinência. Constatou-se que a garantia de qualidade, sob a perspectiva do capitalismo universitário, tende a valorizar a ES como commodity, mais do que, propriamente, alcançar um conceito determinado de “qualidade” de ensino.
References
ALBORNOZ, Mario; OSORIO, Laura. Rankings de universidades: calidad global y contextos locales. CTS − Revista iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad: indicadores, rankings y evaluación, Buenos Aires, v. 13, n. 37, p. 13-51, fev. 2018. Disponível em: http://www.revistacts.net/files/Volumen_13_Numero_37/Finales/CTS37.pdf. Acesso em: 15 ago. 2019.
ALTBACH, Philip G.; HAZELKORN, Ellen. Measuring Education quality in global rankings: what’s the likelihood? International Higher Education, [s. l.], v. 95, p. 12-14, 2018. Disponível em: https://ejournals.bc.edu/index.php/ihe/article/view/10721/9194. Acesso em: 28 ago. 2019.
ACADEMIC RANKING OF WORLD UNIVERSITIES. Methodology of Academic Ranking of World Universities 2019. ARWU, 2019. Disponível em: http://www.shanghairanking.com/ARWU-Methodology-2019.html. Acesso em: 15 ago. 2019.
BALL, Stephen. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem fronteiras, [s. l.], v. 1, n. 2, p. 99-116, dez. 2001. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/255629336_Diretrizes_Politicas_Globais_e_Relacoes_Politicas_Locais_em_Educacao. Acesso em: 30 jul. 2019.
GRUPO BANCO MUNDIAL. Um ajuste justo: análise da eficiência e equidade do gasto público no Brasil. Brasília, 2017. (Síntese, v. I). Disponível em: http://documents.worldbank.org/curated/en/884871511196609355/pdf/121480-REVISED-PORTUGUESE-Brazil-Public-Expenditure-Review-Overview-Portuguese-Final-revised.pdf. Acesso em: 26 ago. 2018.
BARSKY, Osvaldo. La evaluación de la calidad académica en debate: los rankings internacionales de las universidades y el rol de las revistas científicas. 1. ed. Buenos Aires: Teseo; Universidad Abierta Interamericana, 2014. Disponível em: https://www.uai.edu.ar/media/109527/la-evaluación-de-la-calidad-académica-en-debate.pdf. Acesso em: 24 set. 2019.
DÁVILA, Mabel. Rankings universitarios internacionales y conflictos por la regulación de la educación superior. CTS - Revista iberoamericana de ciencia, tecnología y sociedad: indicadores, rankings y evaluación, [s. l.], v. 13, n. 37, p. 67-84, 2018. Disponível em: http://www.revistacts.net/files/Volumen_13_Numero_37/Finales/CTS37.pdf. Acesso em: 24 set. 2019.
DIAS, Marco Antonio Rodrigues. Educação superior como bem público: perspectivas para o centenário da Reforma de Córdoba. Montevideo: Secretaria Executiva AUGM, 2017. Disponível em: www.grupomontevideo.edu.uy. Acesso em: 3 ago. 2018.
DIDRIKSSON, Axel. Contexto global y regional de la educación superior en América latina y el Caribe. In: GAZZOLA, Ana Lúcia; DIDRIKSSON, Axel (Ed.). Tendencias de la Educación Superior en América Latina y el Caribe. Caracas: IESALC-UNESCO, 2008. p. 21-54.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HAZELKORN, Ellen. Rankings and higher education: reframing relationships within and between states. Working paper series, London, maio 2017. Disponível em: https://www.researchcghe.org/publications/working-paper/rankings-and-higher-education-reframing-relationships-within-and-between-states/. Acesso em: 18 ago 2019.
IREG OBSERVATORY ON ACADEMIC RANKING AND EXCELLENCE. Princípios de Berlin para Rankings de Instituições de Educação Superior. IREG, 2006. Disponível em: http://ireg-observatory.org/en/index.php/berlin-principles-portuguese. Acesso em: 24 set. 2019.
MOROSINI, Marilia Costa. Qualidade na educação superior: tendências do século. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 43, p. 165-186, 2009. Disponível em: http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1487/1487.pdf. Acesso em: 27 ago. 2018.
MOROSINI, Marilia Costa. Qualidade da educação superior e contextos emergentes. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 19, n. 2, p. 385-405, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000200007&lng=pt&tlng=pt. Acesso em: 27 ago. 2018.
MOROSINI, Marilia Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barbosa; LEITE, Denise; FRANCO, Maria Estela Dal Pai; CUNHA, Maria Isabel; Silvia Maria Aguiar Isaia. A qualidade da educação superior e o complexo exercício de propor indicadores. Revista Educação Brasileira, Rio de Janeiro, v. 21, n. 64, p. 13-37, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782016216402. Acesso em: 29 ago. 2018.
PERROTA, Daniela. La región sudamericana como arena política para la internacionalización de la universidad. In: ARAYA, Jose María Julio (Ed.). Aportes para los estudios sobre internacionalización de la educación superior en América del Sur. 1. ed. Tandil: UNICEN, 2015. p. 21-50.
QS WORLD UNIVERSITY RANKINGS. Methodology. QS Top Universities, jun. 2019. Disponível em: https://www.topuniversities.com/qs-world-university-rankings/methodology. Acesso em: 5 dez. 2019.
SALMI, Jamil; SAROYAN, Alenoush. Tabelas de classificação como instrumentos políticos: a economia política de credibilidade na educação de 3o grau. In: TRAD. VERA MULLER (Ed.). Educação superior em um tempo de transformação: novas dinâmicas para a responsabilidade social. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. p. 174-179.
TIMES HIGHER EDUCATION. Times Higher Education - World University Rankings. About. THE, out. 2019. Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/about-the-times-higher-education-world-university-rankings . Acesso em: 5 dez. 2019.
TORRES, Carlos Alberto. Ciudadanía global y el rol de las universidades. Revista Latinoamericana de Educación Comparada, Buenos Aires, v. 10, p. 97-110, 2016. Disponível em: http://www.saece.com.ar/relec/revistas/10/art6.pdf. Acesso em: 19 jul. 2019.
UNESCO. Conferência Mundial sobre Ensino Superior 2009: as novas dinâmicas do Ensino Superior e pesquisas para a mudança e o desenvolvimento social. Paris, 2009, p. 1-9.
UNESCO. Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação para a implementação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4: Assegurar a educação inclusiva e equitativa de aprendizagem ao longo da vida para todos. Incheon: UNESCO, 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000245656_por. Acesso em: 15 ago. 2019.
UNESCO. Declaraçã o mundial sobre educação superior no século XXI: visão e ação - 1998. UNESCO, 1998. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direito-a-Educação/declaracao-mundial-sobre-educacao-superior-no-seculo-xxi-visao-e-acao.html. Acesso em: 28 ago. 2018.
UNESCO. Plan de Accion CRES 2018-2028. UNESCO, 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1Mr_obMED-yv2RalSeC6L1YeStb1C9tiU/view. Acesso em: 22 jul. 2019.
UVALIC-TRUMBIC, Stamenka. A política internacional de garantia de qualidade e credenciamento: de instrumentos legais a comunidades de prática. In: Tradução de Vera Muller. Educação superior em um tempo de transformação: novas dinâmicas para a responsabilidade social. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. p. 174.
VERA, María Nevia. Internacionalización de la educación superior: el desafío de la construcción de relaciones sanas. In: ARAYA, José María; OREGIONI, María Soledad (Ed.). Internacionalización de la universidad en el marco de la integración regional. 1. ed. Tandil: Grafikart, 2015. p. 172-82.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.