A normatização do direito à educação nos países do Mercosul

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1212

Keywords:

Direito à educação, Mercosul, Políticas educacionais.

Abstract

O estudo analisa a proteção normativa do direito à educação básica nos países-membros do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que são: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Para tanto, foi realizada, mediante estudo comparado, uma pesquisa bibliográfica e documental (Constituições e Legislações educacionais vigentes) com enfoque qualitativo. Denota-se que o ordenamento legal brasileiro, paraguaio e venezuelano evidencia elementos mais específicos e contundentes para a garantia normativa do direito educacional. A Constituição Argentina, bem como a Uruguaia, é bastante lacônica no que tange aos marcos legais do direito à educação. Esse quadro demonstrou que há a consolidação de um ordenamento jurídico educacional no contexto do Mercosul, mas que ainda carece de normativas que assegurem uma proteção mais ampla ao direito à educação. Nesse viés, é imperativo afirmar que, devido à abrangência do tema, reconhecemos que há um extenso campo de investigação aberto para que se possa aprofundar e produzir conhecimento novo sobre essa temática.

Author Biographies

Kellcia Rezende Souza, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Docente adjunta da Faculdade de Educação da UFGD e realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para as áreas de Políticas Públicas Educacionais e Gestão Escolar. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: Políticas Educacionais; Estudos Comparados sobre o Direito à Educação na América Latina e Países Lusófonos; Internacionalização e Integração da Educação no Mercosul.

Maria Teresa Miceli Kerbauy, Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus Araraquara

Pós-Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Iberoamérica – Espanha. Doutora e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara. Tem experiência na área de Políticas Públicas, Governo Local, Gestão Pública, Comportamento Eleitoral e Partidos Políticos, atuando principalmente nos seguintes temas: federalismo e descentralização, representação e participação, poder local, gestão da comunicação, educação, Executivo e Legislativo, pesquisas eleitorais, sistemas partidários e sistemas eleitorais. Tem Bolsa Produtividade em Pesquisa

References

ALESSO, S. La ley de financiamiento educativo - en la Argentina una lucha histórica. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 10, n. 18, p. 75-84, jan./jun. 2016.

ALMEIDA, L. R. O Mercosul Educacional e a criação da Unila no início do século XXI: por uma integração regional via educação. 2015. 149f. Tese (Doutorado em Economia e Política Internacional) – Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

ARGENTINA. Ley n. 26.206. Ley de Educación Nacional. Buenos Aires: Senado de La Nación Argentina, 2006.

ARGENTINA. Constitución Nacional da Argentina. Buenos Aires: Senado de La Nación Argentina, 1994.

BABINSKI, D. B. O. O direito à educação básica no âmbito do Mercosul: proteção normativa nos planos constitucional, internacional e regional 2010. 182f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, 2009.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, 1988.

COSTA, N. El fenômeno de la laicidad como elemento identitario: el caso uruguayo. Civitas – Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 11, n. 2, p. 207-20, maio/ago. 2011.

CURY, C. R. J. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 245-62, jul. 2002.

DUARTE, C. S. Direito público subjetivo e políticas educacionais. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 113-8, abr./jun. 2004.

FLACH, S. F. O direito à educação e sua relação com a ampliação da escolaridade obrigatória no Brasil. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 64, p. 495-520, jul./set. 2009.

FONTOURA, J. B. A harmonização do sistema de educação no âmbito do Mercosul. 2008. Dissertação (Mestrado em Direito) – Faculdade de Direito, Pontífice Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.

GOHN, M. G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2010.

OLIVEIRA, R. P. O direito à educação. In: OLIVEIRA, R. P.; ADRIÃO, T. (Org.). Gestão, financiamento e direito à educação: análise da LDB e da Constituição Federal. São Paulo: Xamã, 2001. p. 15-44.

OLIVEIRA, R. P.; ARAÚJO, G. C. Qualidade do ensino: uma nova dimensão da luta pelo direito à educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 28, p. 5-24, jan./abr. 2005.

OLIVEIRA, O. S. Políticas educacionais brasileiras, integração latino-americana e o Mercosul educacional: questões para o debate. Revista HISTEDBR [on-line], Campinas, sp, n. 43, p. 223-36, set. 2011.

PARAGUAI. Ley n. 4.088. Ley que estabelece la gratuidade de la educación inicial y de la educación media. Assunción, 2010.

PARAGUAI. Ley n. 1.264. Ley General de Educación. Assunción, 1998.

PARAGUAI. Constitución de la República de Paraguay. Assunción, 1992.

PIOVESAN, F. Ações afirmativas da perspectiva dos direitos humanos. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 124, p. 43-55, jan./abr. 2005.

SAGUÉS, N. P. Elementos de derecho constitucional. Buenos Aires: Astrea, 2003.

SARLET, I. W. A Eficácia dos direitos fundamentais. 5. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005.

URUGUAI. Ley n. 18.437. Ley General de Educación. Montividéu, 2008.

URUGUAI. Constitución de la Republica con las modificaciones plebiscitadas el 26 de noviembre de 1989, el 26 de noviembre de 1994 y el 8 de diciembre de 1996. Montividéu, 1967.

VENEZUELA. Ley n. 5.929. Ley Orgánica de Educación. Caracas, 2009.

VENEZUELA. Constitución de la República Bolivariana de Venezuela. Caracas, 1999.

VIEIRA, O. V. A desigualdade e a subversão do Estado de Direito. SUR - Revista Internacional de Direitos Humanos, São Paulo, v. 4, n. 6, p. 28-51, 2007.

XIMENES, S. B. Responsabilidade educacional: concepções diferentes e riscos iminentes ao direito à educação. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 33, n. 119, p. 353-77, abr./jun. 2012.

ZUCK, D. V.; NOGUEIRA, F. M. G.; ALVES, B. S. Do direito a educação à democratização do ensino: a experiência da educação bolivariana da Venezuela. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO – SUL, 10., 2014, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2014. Disponível em: http://xanpedsul.faed.udesc.br/arq_pdf/1462-0.pdf. Acesso em: 26 nov. 2019.

Published

2019-12-04

How to Cite

Souza, K. R., & Kerbauy, M. T. M. (2019). A normatização do direito à educação nos países do Mercosul. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 20(52), 193–295. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v20i52.1212

Issue

Section

Artigos