Interdisciplinaridade na formação de professores: um olhar a partir dos movimentos da produção científica
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1071Keywords:
formação de professores, interdisciplinaridade, metanálise.Abstract
O trabalho apresenta o resultado de estudo bibliográfico sobre a interdisciplinaridade na formação de professores, realizado em publicações que apresentam um estado da arte sobre a formação de professores no país. No presente trabalho, interessa saber: O que revelam as pesquisas e estudos sobre a interdisciplinaridade na formação de professores? Que aspectos têm sido observados sobre essa temática nesses estudos e pesquisas? Para realização deste estudo bibliográfico, foram consideradas as pesquisas de: André et al. (1999), André (2009), Brzezinski e Garrido (2001), Brzezinski (2009) e Ludke e Goulart (1996). O interesse em realizar o presente trabalho está em sistematizar e analisar o referido tema nas produções, bem como identificar as lacunas de produção de conhecimento sobre a temática. A partir do conjunto de pesquisas analisadas neste estudo bibliográfico, é possível inferir que a interdisciplinaridade, como uma possibilidade de tema de investigação na formação de professores em nível superior, aparece ao longo dos anos nas pesquisas e estudos de forma moderada. Entretanto é preciso verificar que, nos últimos anos, a investigação do tema da interdisciplinaridade na formação de professores tem ganhado uma nova perspectiva devido à implementação das Licenciaturas Interdisciplinares.
References
ALVES, C. C.; ARAÚJO, R. R. Estado da arte da formação inicial de professores interdisciplinares no Banco de teses e dissertações da CAPES. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, 3., 2015, Santo Ângelo, RS. Anais eletrônicos... Santo Ângelo, RS: URI - Santo Ângelo, 2015. Disponível em: <http://santoangelo.uri.br/ciecitec2015/>. Acesso em: 20 ago. 2015.
ANDRÉ, M. et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação & Sociedade, Campinas, SP, ano XX, n. 68, p. 301-9, dez. 1999 Disponível em: <www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a15v2068.pdf>. Acesso em: 18 maio 2015.
ANDRÉ, M. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-56, ago./dez. 2009. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/1/7/1>. Acesso em: 18 maio 2015.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP n. 1, de 18 de fevereiro de 2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf>.
______. Presidência da República. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências da Natureza. Terceiro e Quarto Ciclos. Brasília: MEC, 1998.
BRZEZINSKI, I. Pesquisa sobre formação de profissionais da educação no GT 8/Anped: travessia histórica. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 71-94, ago./dez. 2009. Disponível em <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/1/6/1>. Acesso em: 18 maio 2015.
BRZEZINSKI, I.; GARRIDO, E. Análise dos trabalhos do GT Formação de professores: o que revelam as pesquisas do período 1992-1998. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 18, p. 82-100, set./dez. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n18/n18a08.pdf>. Acesso em: 24 maio 2015.
GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a Educação Básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014. Disponível em: <www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1899/1899.pdf>. Acesso em: 22 jun. 2015.
LUDKE, M.; GOULART, S. M. Licenciatura – novos caminhos pela via da interdisciplinaridade. In: BRZEZINSKI, I. (Org.). Formação de professores: um desafio. Goiania: UGC, 1996. p. 29-44.
MATEIRO, T.; FERREIRA, M. S. Interdisciplinaridade na formação de professores de música e teatro. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO, NA PESQUISA E NA EXTENSÃO – REGIÃO SUL, SIIEPE – Sul 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: EGC/UFSC, 2013. Disponível em: <http://www.siiepe.ufsc.br/wp-content/uploads/2013/10/B-Mateiro.pdf>. Acesso em: 31 jul. 2015.
PIERSON, A. H. C. et al. Uma experiência interdisciplinar na formação inicial de professores. Revista Interacções, Braga, Portugal, v. 4, n. 9, p. 113-28, 2008. Disponível em: <http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/363/318>. Acesso em: 15 jul. 2015.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p.37-50, set./dez. 2006. Disponível em: <www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=237>. Acesso em: 15 jul. 2015.
SILVA, F. O. Prática interdisciplinar na formação do professor de Língua Portuguesa. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DA REDESTRADO, 10., 2014, Salvador. Anais eletrônicos... Salvador: REDESTRADO, 2014. CD-ROM.
TEIXEIRA, A. S. et al. A prática do trabalho interdisciplinar nos currículos de cursos de licenciatura em matemática. In: MOSTRA DA PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA, 13., 2014, Rio Grande, RS. Anais eletrônicos... Rio Grande, RS: Editora da FURG, 2014. Disponível em: <www.propesp.furg.br/anaismpu/cd2014/cic/607.doc>. Acesso em: 31 jul. 2015.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.