Crianças pequenas fazendo Musicalização: contribuições dos brinquedos em processos educativos
Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa que identificou processos educativos presentes nas práticas de musicalização com crianças, tendo como apoio o uso de brinquedos. Realizou-se observação participante em dois grupos de musicalização com crianças, entre 2 e 3 anos de idade, com registro em diário de campo. Os resultados permitiram concluir que o processo de musicalização foi enriquecido de forma significativa pelos brinquedos disponibilizados para as crianças. Chocalhos, lenços, cavalos de pau, bichos de pelúcia, fantoches, bonecas de pano, livros de histórias infantis, incentivaram a participação das crianças em cantos e danças, ampliaram as relações entre crianças e seus pares e crianças e adultos, funcionando como apoios lúdicos colaboradores na acolhida e convivência das crianças, na ampliação de suas interações e fortalecimento de vínculos afetivos, sobretudo na promoção de momentos prazerosos, sensíveis e mais humanizadores nas práticas de educação musical com crianças.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.