Notas sobre a concepção de aprendizagem veiculada no manual didático de Psicologia Educacional de Afro do Amaral Fontoura
Resumo
O presente artigo, de cunho bibliográfico, foi elaborado com base em estudo acerca da constituição da primeira Escola Normal do município de Maringá, PR. Traz como tema a concepção de aprendizagem vigente no manual Psicologia Educacional 2a e 3a partes: Psicologia da Aprendizagem e Psicologia Diferencial de autoria de Afro do Amaral Fontoura, educador de significativa influência na Escola Normal maringaense nos anos 50 e 60 do século XX. Tem como objetivo sistematizar e analisar a concepção de aprendizagem presente no referido manual, empregado na formação de normalistas. Um dos resultados obtidos expressa uma concepção de aprendizagem centrada tanto na pessoa, em seu organismo, quanto no meio e no método. A investigação realizada evidencia a contribuição do estudo dos manuais produzidos por Afro do Amaral Fontoura para análise histórica da formação de professores.
Referências
ALVES, G. O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.
ALVES, G. L.; CENTENO, C. V. A produção de manuais didáticos de história do Brasil: remontando ao século XIX e início do século XX. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 42, p. 469-602, set./dez. 2009.
ASSUNÇÃO, M. M. S. de. Os livros didáticos de psicologia educacional: pistas para análise da formação de professores(as) – (1920-1960). Temas em Psicologia, 15, n. 1, p. 69-84, 2007.
CORREIA, A. C. da L.; SILVA, V. B. da. Uma história de leituras para professores: manuais pedagógicos, formação docente e construção de identidades profissionais em Portugal e no Brasil (1930-1970). In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL – COLE, 14. 2003, Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: COLE/UNICAMP, 2003.
FONTOURA, A. A. Psicologia educacional – 2a e 3a partes: Psicologia da aprendizagem Psicologia diferencial. 13. ed. Rio de janeiro: Aurora, 1966.
SCHAFFRATH, M. dos A. S. A gênese de ensino normal em Maringá: estrutura e determinações. Maringá, PR: Universidade Estadual de Maringá, 2003. Relatório Final de Pesquisa.
SILVA, V. B. da. Uma história das leituras para professores: análise da produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971). Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, SP, n. 6, p. 29-57, jul./dez. 2003.
VIEIRA, R. de A; SOUZA, F. C. L. de; MACIEL, L. S. B. Leitura para professores: manuais pedagógicos em circulação na Escola Normal Amaral Fontoura. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL – COLE, 17. 2009, Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: COLE/UNICAMP, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.