Rousseau: educação infantil na "dependência das coisas”
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i09.607Resumo
Este trabalho pretende alertar para o erro de reducionismo das idéias de Rousseau ao tomar sua proposta de ensino baseado na natureza e a educação pelas coisas para rotulá-lo como realista ou tendendo para o humanismo porque optou pela formação do homem. Sua contribuição para a revisão da concepção filosófica da infância e da educação infantil são merecedoras de discussão mais rigorosa. É possível dizer que a educação Rousseauniana da criança deve ser um meio de assegurar-lhe a aquisição de conhecimento, porém, capaz de produzir coisas úteis para ela. Existe na criança o desejo de produzir algo real que o ensino deve considerar através de práticas educativas que promovam o trabalho livre e criador baseado no princípio do prazer. Não exclui, mas coloca em plano secundário as técnicas baseadas na repetição e na assimilação dos manuais, dos livros e dos ensinamentos dos outros.
Referências
COMENIUS, João Amos. Didática Magna. Lisboa, Calouste Gulbenkian, l966.
Do Contrato Social ou princípios de direito político. Trad. de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, l973.(Coleção Os Pensadores).
ROUSSEAU, Jean Jacques. Émile ou de L’éducation. Paris: Classiques Garnier, l951.
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