Católicos e liberais agitam a educação brasileira
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i11.589Resumo
O artigo trata dos debates nacionais travados em torno da educação, na década de 20, enfatizando a contribuição dos intelectuais católicos e liberais, cujas teses serviriam, posteriormente, à Constituinte de 1934. Ao discorrer sobre o programa de reformas educacionais, apresentado pelos Pioneiros da Nova Educação, no Manifesto de 1931, o artigo procura estabelecer os termos da resistência oferecida pelos educadores católicos ao projeto dos liberais, com destaque para Alceu de Amoroso Lima –então à frente do Centro D.Vital- e as conseqüências desse confronto para a educação brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.