Política Educacional “Democrática”: entre a dominação e a participação
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i11.586Resumo
Organização de Conselhos Escolares, Eleições diretas de Diretores e elaboração de um plano estratégico em cada escola (PDE – Plano de Desenvolvimento da Escola) são inovações vividas pelas escolas da rede estadual de ensino de Fortaleza, a partir de 1995, e que integram o projeto de Gestão Escolar Democrática no Ceará. Nas escolas, cumprir as determinações dos Órgãos Superiores de Educação tem sido a preocupação que perpassa o processo de implantação desse novo modelo. Nosso trabalho investiga, analisa e critica esse processo, sugerindo que os segmentos envolvidos, desde o Núcleo Gestor até o grupo de Pais, reflitam criticamente sobre o processo que estão ajudando a implantar e tornem-se sujeitos coletivos dele, pois, do contrário jamais será viável o desenvolvimento de uma gestão “realmente” democrática e de uma escola cidadã.
Referências
BRUNO, Lúcia. Educação, Qualificação e Desenvolvimento Econômico In: ______. (Org.). Educação e Trabalho no Capitalismo contemporâneo. São Paulo: Atlas, 1996.
FONSECA, Marília. O Banco Mundial e a gestão da educação brasileira. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Gestão Democrática da Educação – desafios contemporâneos. Petrópolis: Vozes, 1998.
GESTÃO DEMOCRÁTICA do Ensino Público. Brasília, CONSED/IPF, 1997.
PARO, Vítor Henrique. Gestão Democrática na escola pública. 2ª Ed. São Paulo: Ática, 1998.
PARO, Vítor Henrique. Eleições de diretores: a escola pública experimenta a democracia. Campinas: Papirus, 1996.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO CEARÁ. Documento para estudo-I. Seminário de Integração do Núcleo Gestor das escolas-CREDE-21, 1, Fortaleza, jan. 1999.
XAVIER, Antônio Carlos da Ressureição; AMARAL SOBRINHO, José. Como elaborar o Plano de Desenvolvimento da Escola; aumentando o desempenho da escola por meio do planejamento eficaz. 2ª ed. Brasília: FUNDESCOLA, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.