Imaginário social e processo de institucionalização da produção acadêmico-científica sobre a questão do professor
Resumo
Estudos têm sido encaminhados na perspectiva de que a formação, a prática pedagógica e a identidade/profissionalidade docente devam ter como suporte a relação entre o saber teórico e o saber técnico com as vivências e significações sócio-históricas que os agentes escolares estabelecem com o conhecimento científico. O presente estudo enfoca a análise de “fragmentos” do imaginário sociopolítico e pedagógico presentes no discurso de professores atuantes no curso de Pedagogia em confronto com a teorização expressa em periódicos nacionais, na década de 90, sobre: concepção de educação e ciência; formação inicial; formação continuada; prática pedagógica e identidade profissional do professor. A análise do material discursivo obtido, em pesquisa documental e de campo, foi “iluminada” pelas categorias: imaginário social, práxis/poiésis, autonomia e ação política.
Referências
BARBIER, R. A pesquisa-ação na instituição educativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
CARVALHO, J. M.; SIMÕES, R. H. S. A formação do professor, em nível superior, para atuar no ensino básico: construindo pontes entre a teoria, o imaginário social e a prática pedagógica. Relatório Final de Pesquisa. Vitória: DFEOE/PPGE – UFES, 2001.
CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
_____. As encruzilhadas do labirinto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987a.
_____. As encruzilhadas do labirinto II: domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987b.
_____. As encruzilhadas do labirinto III: o mundo fragmentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992a.
_____. Feito a ser feito: as encruzilhadas do labirinto V. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
CASTORIADIS, C.; TORRES, J.C.B.; ROSENFIELD, L. D. A criação histórica. São Paulo: Artes e Ofício, 1992b.
FERREIRA, N. T.; EIZIRICK, M. F. Educação e imaginário social: revendo a escola. Em Aberto, Brasília, v. 14, n. 61, p. 5-14, jan./mar. 1994.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.