Memória impressa - enunciados em torno do magistério no Rio Grande do Sul (1950-1970): um mesmo sempre retorna
Resumo
Na história da educação brasileira, as forças antagônicas ao estabelecido tem sido costuradas em redes de frágil poder, deixando-se seduzir pelo retorno ao mesmo. O presente trabalho estuda discursos em torno do magistério entre 1950 e 1970 do último século, desde as páginas de três importantes periódicos gaúchos. Os dados são retirados sempre do mês de outubro de cada ano, com exceção dos significativos anos 1963 e 1964, quando passa a ser investigada a totalidade das edições publicadas. neste recorte temporal, enunciados subjacentes às práticas discursivas, articuladas a diferentes redes de poder, permitem identificar três momentos específicos com características próprias. De fato, nesta “existência acumulada de discursos”, o que se configura são lampejos de um universo autoritário e conservador, cujas intenções, embora nem sempre concretizadas com sucesso, tem se perpetuado ao longo de décadas. Percebe-se que forças contrárias ao estabelecido (lutas do magistério em favor de seus direitos) tentam emergir, mas em seguida não encontram condições de existência. Nestas circunstâncias, aquele antigo quadro - onde sempre esteve traçada a pauta que a mestra deveria seguir - volta a tomar seu lugar de destaque. a moldura é restaurada, a imagem sofre pequenos retoques, mas com extremo cuidado, com a sutileza necessária a fim de garantir que o velho pareça novo. Ali, porém, bem visível, está o mesmo.
Referências
FISCHER, Beatriz T. Daudt. Professoras: histórias e discursos de um passado presente. Porto Alegre, 1999. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
_____. Microfísica do poder. 11. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1995.
_____. História da sexualidade. 11. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1993. v. 1: A vontade de saber.
_____. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
Periódicos consultados
REVISTA DO ENSINO, Porto Alegre, outubro, 1958.
CORREIO DO POVO, Porto Alegre, 1950-1970.
ÚLTIMA HORA, Porto Alegre, 1950-1964.
ZERO HORA, Porto Alegre, 1964-1970.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.