Globalização e Estado: as iniciativas de transnacionalização da educação.
Resumo
O presente artigo procura delinear as principais iniciativas dos organismos internacionais multilaterais (Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional, Organização Mundial do Comércio, dentre outros) no campo da educação, com o objetivo de transformá-la em um instrumento de bens de serviço, ou seja, o processo educativo seguiria a mesma dinâmica do mercado globalizado, em razão do caráter transnacional que a educação passaria a ter. Neste sentido, esses organismos passam a agir com o intuito de influenciar e direcionar as políticas educacionais dos países em desenvolvimento, como pode-se evidenciar no atual contexto brasileiro, por meio das políticas educacionais implementadas pelo Estado nos três níveis de ensino (Superior, Médio e Fundamental) ao longo da década de 1990.
Referências
APPLE, Michael W. Educação e Poder.. Porto Alegre: Artes Médicas,1989.
BANCO MUNDIAL. Relatório sobre o desenvolvimento mundial,, 1997.
BOBBIO, Norberto e outros. Dicionário de política.. 3. ed. Brasília: UnB, 1983.
BRUNHOFF, Suzanne de. A hora do mercado: crítica do neoliberalismo.. São Paulo: UNESP, 1991.
CHAUI, Marilena. A universidade operacional. Folha de S. Paulo. 09/05/99.
CORTESÃO L. STOER S. R. Cartografando a transnacionalização no campo educativo: o caso português. In: SANTOS, B. S. A Globalização e as Ciências Sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
CARDOSO, Ruth. Ninguém fica fora.. Educação, ano 26, n. 224, dez/99.
CATANI, Afrânio Mendes. Novas perspectivas nas políticas de educação superior na América Latina no limiar do século XXI.. Campinas: Autores Associados, 1998.
FERNANDES, Maria Dilnéia Espíndola. O orçamento público: algumas considerações conceituais e suas implicações para o financiamento da educação. Trabalho apresentado na 23ª Reunião Anual da ANPED realizada em Caxambu de 24 a 28 de Setembro de 2000 (CD-ROM).
FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 2000.
_____. A produtividade da escola improdutiva. São Paulo: Cortez, 2001.
GENTILI, Pablo. A falsificação do consenso.. Petrópolis: Vozes, 1998.
_____. Globalização excludente.. Petrópolis: Vozes, 2000.
_____. Neoliberalismo, qualidade total e educação.. 5. ed. Petrópolis, Vozes, 1994.
_____. Pedagogia da exclusão.. 4. ed. Petrópolis, Vozes, 1998.
HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil.. 3. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.
IANNI, Octavio. A era do globalismo.. RJ: Ed. Civilização Brasileira, 1999.
KURZ, Robert. O colapso da modernização.. 4.. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
MACHADO, Carlos Roberto S. Porto Alegre e a contra-hegemonia: aspectos para um estudo.
MOROSINI, Marília Costa (org.). Mercosul/ Mercosur: políticas e ações universitárias.. Campinas: Autores Associados, 1998.
NÓVOA, Antonio. O mega negócio da educação. Revista Exame. São Paulo, ano 36, n. 7, 3 de Abril/2002.
OLIVEIRA, Romualdo Portela (org). Política educacional: impasses e alternativas. São Paulo: Cortez, 1995.
PERONI, Vera Maria Vidal. O estado brasileiro e a política educacional dos anos 90 Trabalho apresentado na 23ª Reunião Anual da ANPED realizada em Caxambu de 24 a 28 de Setembro de 2000 (CD-ROM).
RIBEIRO, Maria das Graças M. Crise do capital, neoconservadorismo e educação superior..Trabalho apresentado na 23ª Reunião Anual da ANPED realizada em Caxambu de 24 a 28 de Setembro de 2000 (CD-ROM).
SADER, Emir; GENTILI, Pablo (org.). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o estado democrático.. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Os processos de globalização: In: Globalização: fatalidade ou utopia. Porto Afrontamento, 2001.
_____. A globalização e as ciências sociais. São Paulo: Cortez, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação: por uma outra política educacional. Campinas: Autores Associados, 1998.
SILVA, Tomaz Tadeu; GENTILLE, Pablo. Escola S. A. Brasília: CNTE., 1996.
SIQUEIRA, Ângela. A educação analisada sob o foco do contexto econômico In: Revista Folha Dirigida. Livraria Dirigida, 2002.
SOUZA, Paulo Renato. Enfrentar e vencer desafios.. Brasília: MEC, Abril, 2000.
STOER, Stephen. A transnacionalização da educação – da crise da educação à educação da crise. Porto: Afrontamento, 2001.
_____. A escola para todos e a excelência acadêmica. São Paulo: Cortez, 2003.
TARGINO, Maria das Graças. Avaliação dos cursos de pós-graduação: estímulo ou coerção. Infocapes – Boletim Informativo da CAPES. Brasília: Estudos & Dados, v. 7, n. 1, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.