O futuro da escola e a escola do futuro na sociedade em rede: implicações para a formação e o trabalho docente

Autores

  • Sálua Cecilio Universidade de Uberaba.

Resumo

Propomo-nos, aqui, a discutir as alternativas de atuação e de sobrevivência da escola em uma sociedade que é questionada e chamada a dividir seus espaços educativos com outras agências formadoras. Em tal
cenário, a questão da formação e qualificação vem ganhando realce e, de um ou outro modo, afetando atodos nós, em intensidades e formas diferenciadas. Por isso, se nos apresentam alguns desafios e dentre
eles o de pensar sobre os sentidos dessa mudança para a nossa condição de sujeitos, cidadãos, profissionais e aprendizes. A partir de uma contextualização sócio-histórica, analisaremos os impactos que a
revolução global, mediada pelas Tecnologias da Informação e da Comunicação, traz para escola e para o
trabalho dos professores. Em especial, ressaltam-se as migrações que se fazem na escola ‘templo do saber’
para a escola co-gestora da informação.

Biografia do Autor

Sálua Cecilio, Universidade de Uberaba.

Doutora em Sociologia - USP-SP. Professora do Programa
de Pós-Graduação - Mestrado em educação - da Universidade
de Uberaba.

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Publicado

2013-09-20

Como Citar

Cecilio, S. (2013). O futuro da escola e a escola do futuro na sociedade em rede: implicações para a formação e o trabalho docente. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/449

Edição

Seção

Dossiê