Os recursos tecnológicos interativos utilizados no PEC – Formação Universitária – pólo de Presidente Prudente: uma experiência bem sucedida na formação de professores
Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma avaliação a respeito do uso dos recursos tecnológicos interativos em um programa especial de formação de professores de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental, PEC – Formação Universitária, oferecido aos docentes efetivos da rede estadual paulista, analisando o papel dos seguintes recursos: videoconferências, teleconferências e trabalho monitorado (on line) – Intranet e Internet, através dos dados coletados junto aos atores vinculados ao Pólo de Pres. Prudente. Percebeu-se que a videoconferência foi o recurso que proporcionou maior interação entre os sujeitos. Concluiu-se ainda que tais recursos, por garantirem a interatividade, a comunicabilidade, a aprendizagem colaborativa e a reflexão coletiva, asseguraram a articulação da teoria e da prática e as condições essenciais para a formação de um profissional crítico e reflexivo.
Referências
BEHRENS, M. A. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. In:
MASETTO, M. (Org.). Docência na universidade. Campinas-SP: Papirus, 1998. p. 57-68.
BELLONI, M. L. Educação a distância. 3. ed. Campinas-SP: Autores Associados, 2003.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases – Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <file://
Lei%20de%20Diretrizes%20 e%20Bases.htm>. Acesso em: 23 set. 2003.
CONTRERAS, J. D. Autonomia de professor. São Paulo: Cortez, 2002.
DAVIS, C. (Org.). Relatório final de atividades: avaliação externa – PEC/Formação Universitária. São Paulo: Fundação Carlos Chagas – FCC, 2003. 170 p.
FUSARI, J. C. Formação contínua de educadores: um estudo de representações de coordenadores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. 1997.
Tese (Doutorado) – FE/Universidade de São Paulo, São Paulo.
GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. de A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado das Letras, 1998.
LIBÂNEO, J. C.; PIMENTA, S. G. Formação dos profissionais da educação – visão crítica e perspectivas de mudança. Educação e Sociedade, Campinas: CEDES, n. 68, p. 239-277, 1999.
LIBÂNEO, J. C. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, G. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
MORAES, M. C. Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas: UNICAMP/ NIES, 2002.
MORELATTI, M. R. M.; FÜRKOTTER, M.; LEITE, Y. U. F. O reflexo do PEC – Formação Universitária nos alunos vinculados ao pólo de Presidente Prudente. Nuances: estudos sobre educação, Presidente Prudente, v. 9, n. 9/10, p. 125-145, jan./jun. e jul.dez. 2003.
NISKIER, A. Educação a distância: a tecnologia da esperança. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2000.
NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, Publicação Don Quixote, Instituto de Inovação Educacional, 1995.
NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Don Quixote, 1992.
OLIVEIRA, L. M. P. de. Dialogia digital: buscando novos caminhos à formação de educadores em ambientes telemáticos. 2003. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.
PIMENTA, S. G.; GHEDIN, G. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.
PORTO, Y. da S. Formação continuada: a prática pedagógica recorrente. In: MARIN, A. J. (Org.). Educação continuada. Campinas-SP: Papirus, 2000. p. 11-37.
PRADO, M. E. B. B.; VALENTE, J. A. A educação a distância possibilitando a formação do professor com base no ciclo da prática pedagógica. In: MORAES, M. C. (Org.) Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas-SP: UNICAMP/NIED, 2002. p. 27-50.
SCAVAZZA, B.; SPRENGER, A. A utilização integrada de mídias interativas na formação de professores em exercício PEC-Formação Universitária. Disponível em: <http://www.abed.org.br/seminario2003/texto09.htm>. Acesso em: 07 out. 2004, às 16h15min.
SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo. Um novo design para o ensino e para a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
ZEICHNER, K. M. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Portugal: EDUCA, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.