Tecnologia e educação: contribuições para o ensino

Autores

  • Mirza Seabra Toschi UniEvangélica

Resumo

Refletir sobre as contribuições das tecnologias para a educação é o objetivo desse texto. Inicialmente discute-se sobre o sentido dos termos técnica, tecnologias e mídias e, em seguida, aborda-se a relação dos homens com as máquinas musculares, sensórias e cerebrais. Analisa os momentos de evolução da tecnologia educativa, delineando os diferentes momentos que as tecnologias e as mídias provocaram nos sistemas educativos. A necessidade de aperfeiçoamento dos processos comunicativos é ressaltada, tendo como referência as reflexões de Martin-Barbero. Discutem-se ainda as possibilidades educativas que a escola tem, assegurando, como salienta Michael Apple, que a entrada das tecnologias nas escolas seja feita por boas razões políticas, econômicas e educativas. Conclui com uma reflexão sobre o papel da televisão no nosso país e a importância de a escola aceitar o desafio de formar os jovens para análise crítica da televisão.

Biografia do Autor

Mirza Seabra Toschi, UniEvangélica

Doutora em Educação pela Unimep (Piracicaba/SP). Professora
voluntária do Programa de Pós-Graduação em Educação
da FE/UFG. Professora da Universidade Estadual de
Goiás (UEG) e Assessora Pedagógica da UniEvangélica.

Referências

BUCCI, Eugênio. Brasil em tempo de TV. 3. ed. São Paulo: Boitempo, 2000.

BUCCI, Eugênio. A crítica da televisão. In: BUCCI, Eugênio e Kehl, Maria Rita.

Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004.

FISHER, Rosa Maria Bueno. Televisão & educação – fluir e pensar a TV. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2002.

LION, Carina Gabriela. Mitos e realidades na tecnologia educacional. In: LITWIN, Edith. Tecnologia educacional: política, histórias e propostas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MARTIN-BARBERO, Jesús. Desafios culturais da comunicação à educação. Comunicação & Educação, São Paulo, [18]: 7 a 14, maio/ago. 2000.

SANTAELLA, Lucia. O homem e as máquinas. In: DOMINGUES, Diana (org.). A arte no século XX – a humanização das tecnologias. São Paulo: Unesp, 1997.

SILVA, Bento Duarte da. Educação e comunicação. Braga: Universidade do Minho, 1998.

TOSCHI, Mirza Seabra. Educação para as mídias: conceito, relação com a educação e experiências. VÁRIOS AUTORES. Todos os contos – verificação do imaginário infantojuvenil: uma experiência de educomunicação. Goiânia: Ayvú-etã Comunicação e Projetos,2004.

VARGAS, Milton. Prefácio. GRINSPUN, Mírian P. S. Zippin (org.). Educação tecnológica – desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999.

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1987.

Downloads

Publicado

2013-09-06

Como Citar

Toschi, M. S. (2013). Tecnologia e educação: contribuições para o ensino. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/443

Edição

Seção

Dossiê