Política de educação superior e os programas de permanência para universidades públicas - 2003-2010

Autores

  • Débora Nepomuceno de Souza
  • Mariluce Bittar UCDB

Resumo

Este artigo apresenta a análise dos programas de permanência implementados nas universidades públicas de Mato Grosso do Sul, em específico a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), de 2003 a 2010, no âmbito das políticas de expansão da educação superior. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados: a) análise documental e de legislação; b) entrevistas semiestruturadas com alunos bolsistas dos programas de permanência da UFMS. Os resultados indicam que no governo de Luiz Inácio Lula da Silva foram implementados e/ou regulamentados programas de educação superior para possibilitar a permanência dos estudantes nesse nível de ensino, como por exemplo, o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Demonstram também que a permanência na IES pública não se restringe à matrícula, mas às condições econômicas para arcar com as despesas mínimas exigidas para cursar a educação superior. Conclui-se que as políticas públicas não devem garantir apenas o acesso; necessário propiciar também a permanência e a conclusão do curso em que o aluno está matriculado.

 

Biografia do Autor

Débora Nepomuceno de Souza

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Mariluce Bittar, UCDB

Doutora em Educação (UFSCar). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas de Educação Superior (GEPPES). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2013-05-27

Como Citar

Souza, D. N. de, & Bittar, M. (2013). Política de educação superior e os programas de permanência para universidades públicas - 2003-2010. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (35). Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/31

Edição

Seção

Artigos