Estado Romano e instituições escolares

Autores

  • José Joaquim Pereira Melo UEM.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.309

Resumo

Objetivou-se com o presente trabalho fazer algumas reflexões acerca das instituições escolares romanas durante a República e o Império. Nas pegadas dessas instituições, discutiu-se, primeiramente, o fenômeno educativo nas esferas familiar e militar, para, em seguida, centralizar a discussão no papel assumido pela “iniciativa privada” nesse processo, o qual se deu em três níveis: elementar, médio e superior que, influen­ciados pela educação grega, tiveram a mesma estrutura, programas e métodos. Ainda marcando os seus limites, o Estado esteve presente nos seus quadros formativos, quer para controlá-los quer para adaptá-los às suas necessidades práticas e imediatas. Quando o Estado assumiu a educação como encargo público, essa ação se configurou mais como uma estratégia propagandística do que uma política pública.

Biografia do Autor

José Joaquim Pereira Melo, UEM.

Doutor em História pela UNESP – Assis. Prof. do Depto. de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEM.

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Publicado

2013-06-18

Como Citar

Melo, J. J. P. (2013). Estado Romano e instituições escolares. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (25). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.309

Edição

Seção

Dossiê