A formação científica de professores do 2º ciclo numa perspectiva de aprendizagem significativa do tema ‘amadurecimento de frutos

Autores

  • Viviane Souza Galvão Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista-Unesp, Campus de Marília-SP.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.294

Resumo

Neste artigo nós descrevemos a primeira fase de um estudo que se enquadra no campo da formação continuada de professores de Ciências. Este estudo começou a ser desenvolvido com o objetivo de colaborar para que professores de Ciências que lecionavam para alunos do 2º ciclo de escolaridade (3ª e 4ª séries do nível fundamental), compreendessem a natureza humana do conhecimento, superassem obstáculos epistemológicos, próprios do processo da construção de conhecimentos e passassem a ensinar, para que os seus alunos aprendessem de forma mais significativa. Para tanto utilizamos a metodologia investigação-ação e desenvolvemos atividades reflexivas em torno do tema ‘amadurecimento de frutos’, voltadas para a reconstrução de novas competências de ensino de temas como este. Os primeiros resultados que obtivemos mostraram que as idéias dos professores sobre o fenômeno em questão são bastante variadas e que eles não sabem como dialogar com os seus alunos a respeito do tema, para que eles compreendam a natureza viva dos frutos, mas que apesar disso conscientizaram-se quanto a importância do diálogo crítico, do método dialético em situações de observação de fenômenos naturais para o melhor entendimento do fenômeno, não como algo externo, mas como algo que pode ser interpretado à luz de pressupostos científicos socialmente estruturados.

Biografia do Autor

Viviane Souza Galvão, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista-Unesp, Campus de Marília-SP.

Departamento de Fonoaudiologia. Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista-Unesp, Campus de Marília-SP.

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Publicado

2013-06-17

Como Citar

Galvão, V. S. (2013). A formação científica de professores do 2º ciclo numa perspectiva de aprendizagem significativa do tema ‘amadurecimento de frutos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (21). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.294

Edição

Seção

Dossiê