A formação científica de professores do 2º ciclo numa perspectiva de aprendizagem significativa do tema ‘amadurecimento de frutos
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.294Abstract
Neste artigo nós descrevemos a primeira fase de um estudo que se enquadra no campo da formação continuada de professores de Ciências. Este estudo começou a ser desenvolvido com o objetivo de colaborar para que professores de Ciências que lecionavam para alunos do 2º ciclo de escolaridade (3ª e 4ª séries do nível fundamental), compreendessem a natureza humana do conhecimento, superassem obstáculos epistemológicos, próprios do processo da construção de conhecimentos e passassem a ensinar, para que os seus alunos aprendessem de forma mais significativa. Para tanto utilizamos a metodologia investigação-ação e desenvolvemos atividades reflexivas em torno do tema ‘amadurecimento de frutos’, voltadas para a reconstrução de novas competências de ensino de temas como este. Os primeiros resultados que obtivemos mostraram que as idéias dos professores sobre o fenômeno em questão são bastante variadas e que eles não sabem como dialogar com os seus alunos a respeito do tema, para que eles compreendam a natureza viva dos frutos, mas que apesar disso conscientizaram-se quanto a importância do diálogo crítico, do método dialético em situações de observação de fenômenos naturais para o melhor entendimento do fenômeno, não como algo externo, mas como algo que pode ser interpretado à luz de pressupostos científicos socialmente estruturados.References
ABIMBOLA, I. C. The Relevance of the ‘New” Philosofy os Science for the Science Curriculum. School Science and Mathematics, v. 83, n. 3, p.181-193, 1983.
CACHAPUZ, A. (Org.). Formação de professores.: perspectivas de ensino. Porto: Centro de Estudos de Educação em Ciências (CEEC), 2000.
CANÁRIO, R. Gestão da escola: como elaborar o plano de formação? Cadernos de organização e gestão escolar, Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, n. 3, 1998.
CARVALHO, A. P. & GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1995.
Correia, M. R. V. & Martins, I. P. Um caso de reconstrução conceptual no 10º ano de escolaridade-permeabilidade à água em sistemas biológicos. Cadernos Didácticos - Série Ciências, Portugal: Universidade de Aveiro, 1998.
Banet, E. E. & Nunes, F. Ideas de los alunnos sobre la digesion: aspectos fisiologicos. Enseñanza de las Ciencias, v. 1, n. 7, p.34-35, 1989.
FREITAS & DUARTE, M. C. M. Ensino de Biologia: implicações da investigação sobre concepções alternativas dos alunos. Revista Internacional. Aprendizagem/Desenvolvimento, Lisboa, v. III, n. 11/12, 1991.
GAGLIARI, R. Los conceptos estructurales en el aprendizaje por investigacion. Enzenanza de Las Ciencias, v. 4, n. 1, p.30-35, 1986.
GARCIA, J. E. Fundamentos para a construcion de un modelo sistemico del aula. In: Porlán, R.; Garcia, J. E.; Cañal, P. Construtivismo y enseñansza de las ciencias. Sevilha, Espanha: Díade, 1998. p.41-73.
HASHWED, M. Z. Effects of “science teachers” epistemological beliefs in teaching. Journal of Research in Science Teaching, n. 33, p.47-63, 1996.
HODSON, H. & HODSON, J. From constructivism to social social constructivism. A vygtskian perspective on teaching and a learning science. School Science Review, v. 79, n. 289, p.33-41, June 1998.
JORGE, M. P. Ensino das ciências 1º ciclo. Textos de apoio, n. 2. In: CACHAPUZ et al. Formação de Professores. Centro de Estudos de Educação em Ciências. Portugal: Universidade de Aveiro, 2000.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, Df: UNESCO, 2000.
PALMERO, M. L. R. La célula vista por el alumnado. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p.229-247, 2003.
PERRENOUD, P. Construindo competências. Nova Escola, Brasil, p.19-31, 2000.
PRAIA, J. & CACHAPUZ, F. Un análisis de las concepciones acerca de la natureza del conhecimiento científico de los profesores portugueses de la enseñanza secundaria. Enseñanza de las ciencias. v. 12, n. 3, 1994, p.350 –354.
SOLOMON, J. & THOMAS, J. Science education for the public understanding of science. Studies in Science Education. n. 33, 1999, p.61-90.
VILLANI, V. G. A organização de saberes e a construção de conceitos em ciências biológicas. Revista Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa. VII, n. 2, 1999, p.173-185.
WACHOVIC, L. A. O método dialético na didática. Campinas, SP: Papirus,1989.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.