Formação de professores: uma análise a partir das comunicações apresentadas nos VI e VII Encontros de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste

Autores

  • Josefa A. G. Grigoli UCDB
  • Leny Rodrigues Martins Teixeira UCDB

Resumo

O presente estudo focaliza o movimento do conhecimento sobre a temática da formação de professores, a partir da análise de 151 Comunicações apresentadas no GT “Formação de Professores” nos VI e VII ­Encontros de Pesquisa da Região Centro-Oeste – EPECOs, realizados, respectivamente, em Campo Grande, MS (2003) e Goiânia, GO (2004). Identifica e analisa as questões relacionadas com: (a) as temática que estão sendo objeto de reflexão e de investigação pelos pesquisadores; (b) a origem/procedência/vínculo desses pesquisadores e das pesquisas por eles desenvolvidas e (c) as características desses estudos e pesquisas no tocante aos objetivos que se propõem, à abordagem teórica e metodológica do objeto investigado e aos procedimentos e técnicas de investigação utilizados. Os resultados mostram que os EPECOs constituem espaço privilegiado para divulgação dos estudos e pesquisas desenvolvidos nos programas de pós-gradua­ção da região Centro-Oeste. Evidenciam um movimento que desloca o eixo de interesse dos pesquisadores de temas ligados à formação inicial para temas ligados à formação contínua e o desenvolvimento profissio­nal dos professores, à carreira, profissionalização e identidade profissional. Indicam, também, uma tendência à produção coletiva do conhecimento evidenciada pela presença crescente de Grupos de Pesquisa, tanto de caráter institucional como interinstitucional. Conquanto muito incipiente e com abordagem às vezes superficial, há evidências de uma ampliação dos marcos teóricos, metodológicos e epistemológicos da pesquisa na Região Centro-Oeste.

Biografia do Autor

Josefa A. G. Grigoli, UCDB

Doutora em Psicologia Educacional – PUC-SP;  ­Professora do Programa de Mestrado em Educação da UCDB.

Leny Rodrigues Martins Teixeira, UCDB

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano– PUC-SP; Pós-doutorado pela Universite de Paris V (Rene Descartes);  Professora do Programa de Mestrado em Educação da UCDB

Referências

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Publicado

2013-06-12

Como Citar

Grigoli, J. A. G., & Teixeira, L. R. M. (2013). Formação de professores: uma análise a partir das comunicações apresentadas nos VI e VII Encontros de Pesquisa em Educação da Região Centro-Oeste. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (23). Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/264

Edição

Seção

Artigos