Iniciativas de modernização escolar em Mato Grosso: grupos escolares e formação docente - o sul do estado (1910-1950)

Autores

  • Regina Tereza Cestari de Oliveira UCDB
  • Arlene da Silva Gonçalves UCDB

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.251

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as iniciativas de modernização escolar pública em Mato Grosso, com a criação de grupos escolares, e, em decorrência, as ações voltadas à formação docente, destacando a organização desses grupos no sul do Estado de Mato Grosso – atual Estado de Mato Grosso do Sul (MS), de modo específico, no município de Campo Grande – atual capital do estado de MS –, nas primeiras décadas do século XX. A investigação baseou-se em fontes primárias constituídas por leis, decretos, regulamentos, mensagens presidenciais, relatórios, além de jornais da época. O novo modelo de escola fez parte da política educacional empreendida pelos governos do período, estreitamente associada aos ideais republicanos.

Biografia do Autor

Regina Tereza Cestari de Oliveira, UCDB

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação/UCDB.

Arlene da Silva Gonçalves, UCDB

Mestranda do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Educação/UCDB.

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

Oliveira, R. T. C. de, & Gonçalves, A. da S. (2013). Iniciativas de modernização escolar em Mato Grosso: grupos escolares e formação docente - o sul do estado (1910-1950). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (25). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.251

Edição

Seção

Dossiê