Política de Cotas para Negros na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – um estudo sobre os fatores da permanência*

Autores

  • Mariluce Bittar UCDB
  • Maria José de Jesus Alves Cordeiro UEMS
  • Carina Elisabeth Maciel de Almeida UFMS

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.248

Resumo

Este artigo analisa a implantação da política de cotas na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A pesquisa desenvolveu-se por meio de análise documental e entrevistas com alunos cotistas negros da UEMS. O principal objetivo consistiu em identificar os fatores que contribuem para a permanência desses alunos na educação superior. A UEMS implantou a reserva de 20% de vagas para negros por meio da Lei Estadual n. 2.605 de 2003, como resultante da pressão dos movimentos sociais. Apesar de encontrarem dificuldades econômicas para permanecerem em seus cursos de graduação, os entrevistados afirmaram que o sistema de cotas possibilitou o acesso e, principalmente, a reflexão sobre a identidade negra e a discriminação racial no ambiente acadêmico. Faz parte das funções da universidade atender a demanda por mais educação e o acesso de brancos, negros e índios constitui-se num anseio social e num direito constitucional.

Biografia do Autor

Mariluce Bittar, UCDB

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da UCDB e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas de Educação Superior – GEPPES.

Maria José de Jesus Alves Cordeiro, UEMS

Mestre e Doutoranda em Educação-Currículo na PUC/
SP. Docente da UEMS, Bolsista PICDT da CAPES e pesquisadora
do GEPPES.

Carina Elisabeth Maciel de Almeida, UFMS

Doutoranda em Educação na UFMS. Bolsista CAPES,
pesquisadora do GEPPES.

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

Bittar, M., Cordeiro, M. J. de J. A., & Almeida, C. E. M. de. (2013). Política de Cotas para Negros na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – um estudo sobre os fatores da permanência*. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (24). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.248

Edição

Seção

Dossiê