Saberes de professores críticos-reflexivos no curso de Pedagogia

Autores

  • Vanda Moreira Machado Lima Centro de Ensino Superior de Tupi Paulista
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite UNESP – Presidente Prudente

Resumo

O curso de Pedagogia da UNESP, Campus de Presidente Prudente é eixo norteador deste texto, que se desenvolve a partir da análise do curso segundo o conceito do professor crítico reflexivo e dos saberes fundamentais à docência (saber da experiência, saber do conhecimento e saber pedagógico). Resulta de uma pesquisa qualitativa com abordagem de estudo de caso, porque utiliza a história de vida da pesquisadora, a análise documental e entrevistas semi-estruturadas. O estudo possibilitou a reflexão sobre o processo de ensino realizado no Curso de Pedagogia, que demonstrou a ausência de um compromisso profissional e coletivo dos professores do curso em relação aos objetivos definidos, a inexistência do trabalho interdisciplinar e coletivo, a dicotomia entre a teoria e prática, a frágil proposta de Estágio, a precariedade dos fundamentos específicos para formação do professor, a não valorização da realidade escolar e da experiência dos alunos, o que levou à constatação de que apenas papéis e documentos não asseguram mudanças. Tais problemas necessitam ser superados para garantir a formação do professor crítico-reflexivo no curso de Pedagogia.

Biografia do Autor

Vanda Moreira Machado Lima, Centro de Ensino Superior de Tupi Paulista

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo/ USP. Profa. do Centro de Ensino Superior de Tupi Paulista.

Yoshie Ussami Ferrari Leite, UNESP – Presidente Prudente

Doutora em Educação pela UNICAMP. Profa. do PPGE-Mestrado em Educação /UNESP – Presidente Prudente

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

Lima, V. M. M., & Leite, Y. U. F. (2013). Saberes de professores críticos-reflexivos no curso de Pedagogia. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (26). Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/244

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Artigos