Pensando a docência: formação, trabalho e subjetividade

Autores

  • Maria Alice Alves da Motta UFMS
  • Sônia da Cunha Urt UFMS.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.238

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre o trabalho docente e as múltiplas dimensões envolvidas no processo de tornar-se professor. São abordados os seguintes aspectos: a forma de organização que esse trabalho assume em cada momento histórico, opção pelo magistério, formação inicial, aprendizagem do professor e sua subjetividade. Além disso, discutem-se a questão de algumas teorias que influenciam a prática docente, como professor reflexivo ou professor pesquisador. A complexidade de fatores envolvidos no processo de constituir-se docente referenda a necessidade de se pensar o trabalho docente a partir de um referencial que integre tais fatores. Para ilustrar a reflexão, apresentar-se-á um recorte de uma investigação que vem sendo desenvolvida no âmbito do GEPPE – Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia e Educação.

Biografia do Autor

Maria Alice Alves da Motta, UFMS

Mestranda em Educação pela UFMS.

Sônia da Cunha Urt, UFMS.

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora do
Programa de Pós-graduação em Educação da UFMS.

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Publicado

2013-06-10

Como Citar

Motta, M. A. A. da, & Urt, S. da C. (2013). Pensando a docência: formação, trabalho e subjetividade. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (24). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.238

Edição

Seção

Dossiê