Tempos vividos na Escola Militar: memórias de um aluno (1897-1900)
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i25.223Resumo
Este texto tem por objetivo problematizar, a partir da História da Educação, a importância de estudos sobre memória escolar, através da análise dos escritos de Lucas Alexandre Boiteux (1880-1966), historiador catarinense. Entre janeiro e junho de 1955, ele escreveu, no “Jornal do Comércio/RJ”, uma série de oito (8) artigos intitulados Bordejos sobre meio século de Marinha, em que narrou suas memórias de estudante na Escola Naval do Rio de Janeiro. A partir desse material busca-se aprofundar conhecimentos sobre a cultura escolar da época que se fazem portadores/ produtores de sentido para a História da Educação Brasileira.
Referências
ALVES, Claudia Maria C. Cultura e política no século XIX: o exército como campo de constituição de sujeitos políticos no Império. Bragança Paulista: EDUSF, 2002.
BOITEUX, Lucas Alexandre. Bordejos sobre meio século de Marinha. Jornal do Comércio, Rio de Janeiro, 16/1; 30/1; 13/2; 13/3; 24/4; 5/6/1955.
CHARTIER, Roger. Pluma de ganso. Libro de letras, ojo viajero. México: Universidad Iberoamericana, 2005.
CUNHA, Maria Teresa S. Armadilhas da sedução. Os romances de M. Delly. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
______. A produção historiográfica de Lucas Alexandre Boiteux no Jornal do Comércio do Rio de Janeiro (1911/1959). Florianópolis, 1982. Dissertação de Mestrado (História) - Universidade Federal de Santa Catarina, 1982.
FARIA FILHO, Luciano M. Dos pardieiros aos palácios. Cultura escolar e urbana em Belo Horizonte na Primeira República. Passo Fundo: UPF, 2000.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. O início da História e as lágrimas de Tucídides. Margem/ Narradores e Intérpretes, São Paulo, n. 1, 1992.
HEBRARD, Jean. Por uma bibliografia material das escritas ordinárias. A escrita pessoal e seus suportes.In: MIGNOT, A. C. V.; BASTOS, M. H. C.; CUNHA, M. T. S. Refúgios do Eu - educação, história e escrita autobiográfica. Florianópolis: Editora Mulheres, 2000. p. 29-61.
LOPES, Eliane Marta T.; GALVÃO, Ana Maria O. História da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
MIGNOT, Ana Christina V. Papéis guardados. Rio de Janeiro: UERJ/Rede Sirius, 2003.
SARAMAGO, José. Manual de pintura e caligrafia. Lisboa: Moraes, 1977.
SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão. São Paulo: Brasiliense, 1989.
SOUZA, Maria Cecilia Cortez Christiano de. Escola e memória. Bragança Paulista: EDUSF, 2000.
VENANCIO, Gisele Martins. Sopros Inspiradores. Troca de livros, intercâmbios intelectuais e práticas de correspondência no arquivo privado de Oliveira Vianna. In: BASTOS, Maria Helena C.; CUNHA, Maria Tereza S.; MIGNOT, Ana Christina V. (Orgs.). Destinos das letras. História, educação e escrita epistolar. Passo Fundo: UPF, 2002. p. 217-41.
VIÑAO FRAGO, A. Historia de la educación e historia cultural. Revista Brasileira de Educação, v. 1, n. 0, p. 63-82, set./dez. 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.