Aprender a ouvir as vozes dos que vivem nas fronteiras étnico-culturais e da exclusão: um exercício cotidiano e decolonial
Resumo
...
Referências
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BELIZÁRIO, Celinho. Projeto Político Pedagógico: a experiência na escola indígena terena Escola Municipal Indígena Pólo Coronel Nicolau Horta Barbosa, na aldeia Cachoerinha, município de Miranda, Mato Grosso do Sul. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2010.
BHABHA, Homi. O local da cultura. Belo Horizonte: UFMG, 2007.
FIALHO, Celma Francelino. O percurso histórico da língua terena e cultura terena na aldeia Ipegue/Aquidauana. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2010.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
LIMA, Eliane Gonçalves. A pedagogia terena e a criança do PIN Nioaque: relações entre família, comunidade e escola. 2008. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2008.
MACEDO, Elizabeth. Por uma política da diferença. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 36, p. 327-356, maio/ago. 2006.
REZENDE, Justino Sarmento. Escola Indígena Municipal Utapinopona-Tuyuka e a construção da identidade tuyuka. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2007.
SILVA, Antônio Carlos Seizer da. Educação escolar indígena na aldeia Bananal: prática e utopia. 2009. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2009.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
SOBRINHO, Maria de Lourdes Elias. Alfabetização na língua terena: uma construção de sentido e significado da identidade terena da aldeia Cachoerinha, Miranda, Mato Grosso do Sul. 2010. Dissertação (Mestrado) - Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2010.
WALSH, Catherine. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-43.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.