O ensino de música e a teoria da aprendizagem significativa: uma análise em contraponto

Autores/as

  • Nilceia Protasio Campos UFMS.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.300

Resumen

O professor de música lida em seu cotidiano com situações pedagógicas complexas. Nesse contexto, os princípios da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel, parecem esclarecedores para a compreensão do processo ensino-aprendizagem em música. As experiências de Schafer, Kaplan, Koellreutter e Swanwick confirmam o pressuposto de que respeitar o universo cultural dos alunos e seus conhecimentos musicais prévios contribui para uma aprendizagem musical significativa.

Biografía del autor/a

Nilceia Protasio Campos, UFMS.

Doutoranda em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora do Curso de Licenciatura em Música – Departamento de Comunicação e Artes - UFMS.

Citas

BRITO, Teca Alencar de. Aprendendo a apreender com o aluno o que ensinar: metodologia para uma educação musical significativa. In: VIII Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical. Curitiba. Anais... Curitiba: ABEM, 1999. p.39-47.
KAPLAN, José Alberto. Teoria da Aprendizagem Pianística: uma abordagem psicológica. Porto Alegre: Movimento, 1987.
LUEDY, Eduardo. A dinâmica do conhecimento e o conhecimento em música. Revista da ABEM - Associação Brasileira de Educação Musical, ano 4, n. 4, p.53-59, 1997.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa. Brasília: Universidade de Brasília, 1999.
NOVAK, Joseph D. Uma teoria de educação. Tradução: Marco Antônio Moreira. São Paulo: Pioneira, 1981.
PÉREZ GÓMEZ, Angel. Os processos de ensino-aprendizagem: análise didática das principais teorias da aprendizagem. In: SÁCRISTÁN, J. Gimeno; PÉREZ GÓMEZ, Angel. Compreender e transformar o ensino. Tradução: Ernani F. da Fonseca Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
REQUIÃO, Luciana. Escrita: um tabu na educação musical. Disponível em: <http://www.inpauta. com.br/pdf/Escrita-Um_Tabu_na_Educacao.pdf>. Acesso em: 29 set 2004.
SCHAFER, R. Murray. O ouvido pensante. Tradução: Marisa Fonterrada, Magda Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: UNESP, 1991.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução: Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.
TOURINHO, Irene. Usos e funções da música na escola pública de 1º grau. Fundamentos da Educação Musical, n. 1, 1993.

Publicado

2013-06-17

Cómo citar

Campos, N. P. (2013). O ensino de música e a teoria da aprendizagem significativa: uma análise em contraponto. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (21). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.300

Número

Sección

Dossiê