A Atuação do Estado Brasileiro nas Políticas Públicas para Educação Profissional nos Governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1202

Palabras clave:

Políticas Públicas Educacionais, Educação Profissional, Acumulação flexível do capital.

Resumen

Este artigo discute as principais políticas públicas voltadas à educação profissional dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) no contexto da fase de acumulação flexível do capital. Focaremos nossas discussões nos programas PLANFOR e PROEP para o período de 1995 a 2002; para o período de 2003 a 2010, nos programas e ações: fortalecimento e expansão da Rede Federal de Ensino Técnico, criação da Rede e-TEC Brasil, no programa Brasil Profissionalizado; por fim, no acordo de gratuidade com o Sistema S. Essa é uma pesquisa documental e bibliográfica ancorada nos conceitos de “Estado” de (GRAMSCI, 1991).  É possível afirmar que no período estudado, as diferentes articulações entre a educação e o trabalho foram mediadas pelo Estado em âmbito federal por meio de políticas públicas voltadas à educação profissional as quais atenderam, em maior parte, aos interesses de organismos internacionais e grupos de empresários nacionais os quais requisitavam força de trabalho mais flexível adaptada as novas demandas do sistema produtivo na fase de acumulação flexível do capital.

Biografía del autor/a

Arão Davi Oliveira, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Arão Davi Oliveira é doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado- da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Professor na graduação em Pedagogia do Centro Universitário Anhanguera Campo Grande, MS/ Brasil, também, da Faculdade Campo Grande (FCG), MS/ Brasil; é membro do Grupo de Pesquisa Políticas de Formação e Trabalho Docente na Educação Básica, vinculado ao PPGE/UCDB, e do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais no âmbito da Educação Básica, vinculado ao PPGE/UCB/DF; Bolsista de Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Brasil; E-mail: adodavi@gmail.com.

Celeida Maria Costa de Souza e Silva, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Celeida Maria Costa de Souza e Silva é Doutora em Educação, Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), MS/Brasil; é Líder do Grupo de Pesquisa Políticas de Formação e Trabalho Docente na Educação Básica, vinculado ao PPGE/UCDB, e Vice-líder  do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas Educacionais no âmbito da Educação Básica, vinculado PPGE/UCB/DF; E-mail:celeidams@uol.com.br.

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Publicado

2019-04-10

Cómo citar

Oliveira, A. D., & Silva, C. M. C. de S. e. (2019). A Atuação do Estado Brasileiro nas Políticas Públicas para Educação Profissional nos Governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 24(50), 177–198. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1202

Número

Sección

Artigos