A produção científica sobre gênero: questões epistemológicas e curriculares

Autores/as

  • José Licínio Backes Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1129

Palabras clave:

gênero, epistemologia, currículo.

Resumen

O artigo tem como objetivo analisar a produção científica sobre gênero veiculada em periódicos classificados como A1 pela área de Educação da CAPES, no período 2010-2014. A análise centrou-se nas contribuições epistemológicas e curriculares desses estudos e mostrou que a produção de gênero tem colaborado para desconstruir a ideia de que existe uma epistemologia neutra e desinteressada, evidenciando que a ciência moderna é sexista, heterossexual e machista. Dessa forma, esta análise contribui para construir outras epistemologias, notadamente epistemologias que reconhecem o caráter político de toda e qualquer ciência. Em termos curriculares, os estudos de gênero auxiliam a mostrar que os currículos nas escolas continuam pautados na heteronormatividade, reproduzindo hierarquizações e violências de gênero. Contribuem, ainda, para demonstrar que a problematização das relações de gênero nos currículos é fundamental, pois o silenciamento e a não problematização têm sido estratégias eficientes de manutenção da heteronormatividade. 

Biografía del autor/a

José Licínio Backes, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutorarado em Educação pela UNISINOS. Pós-doutorado em Educação pela UMINHO. Porfessor do Programa de Pós-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado, da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Citas

CÉSAR, Maria Rita de Assis. A diferença no currículo ou intervenções para uma pedagogia. ETD - Educação Temática Digital, v. 14, n. 1, p. 351-62, jan./jun. 2012.

DINIS, Nilson Fernandes; PAMPLONA, Renata Silva. Encontrando Bianca: discursos sobre corpo-travesti. Pró-Posições, Campinas, SP, v. 25, n. 2, p.217-36, maio/ago. 2014.

DORNELLES, Priscila G.; POCAHY, Fernando A. Prendam suas bezerras que o meu garrote está solto. Educar em Revista, Curitiba, edição especial, n. 1, p. 117-33, 2014.

EYNG, Ana Maria et al. Diversidade e padronização nas políticas educacionais; configurações da convivência escolar. Revista Ensaio, Rio de Janeiro, v. 21, n. 81, p. 773-800, 2013.

GALLO, Sílvio. Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 551-65, set./dez. 2006.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

MACEDO, Roberto Sidnei. Etnopesquisa crítica e etnopesquisa-formação. Brasília: Líber, 2006.

OLIVEIRA, Rosana Medeiros de; DINIZ, Débora. Materiais didáticos escolares e injustiça epistêmica: sobre o marco heteronormativo. Educação & Realidade, Porto Alegre, RS, v. 39, n. 1, p. 241-56, jan./mar. 2014.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Pesquisas pós-críticas em educação no Brasil: esboço de um mapa. Cadernos de. Pesquisa, São Paulo, v.34, n.122, p. 283-303, 2004.

RAMOS, Marise Nogueira; FRIGOTTO, Gaudêncio. Medida Provisória 746/2016: a contra-reforma do ensino médio do golpe de estado de 31 de agosto de 2016. Revista HISTEDBR, Campinas, SP, n. 70, p. 30-48, dez. 2016.

SALES, Shirlei Rezende; PARAÍSO, Marlucy Alves. O jovem macho e a jovem difícil: governo da sexualidade no currículo. Educação & Realidade, Porto Alegre, RS, v. 38, n. 2, p. 603-25, abr./jun. 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A filosofia à venda, a douta ignorância e a aposta de Pascal. Revista de Ciências Sociais, Coimbra, Portugal, n. 80, p. 11-43, mar. 2008.

______. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 79, p. 71-94, nov. 2007.

SEFFNER, Fernando. Sigam-me os bons: apuros e aflições nos enfrentamentos ao regime da heteronormatividade no espaço escolar. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 145-59, 2013.

SILVA, Andrea da Costa; SIQUEIRA, Vera Helena FERRAZ de; LACERDA, Nilma. Gonçalves. Literatura e sexualidade: visibilidades e silenciamentos nas apropriações docentes. Educação & Realidade, Porto Alegre, RS, v. 35, n. 1, p. 233-51, 2010.

SILVA, Tomaz Tadeu. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SILVA, Rosimeri Aquino da; SOARES, Rosângela. Sexualidade e identidade no espaço escolar: notas de uma atividade em um curso de educação à distância. Educar em Revista, Curitiba, edição especial, n. 1m p. 135-51, 2014 .

TEIXEIRA-FILHO, Fernando Silva; RONDINI, Carina Alexandra; BESSA, Juliana Cristina. Reflexões sobre homofobia e educação em escolas do interior paulista. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 725-41, dez. 2011.

Publicado

2018-05-23

Cómo citar

Backes, J. L. (2018). A produção científica sobre gênero: questões epistemológicas e curriculares. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(48), 139–151. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1129

Número

Sección

Artigos