O que revelam os artigos citados nas teses e dissertações em educação indígena?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1090

Keywords:

educação indígena, análise de citações, bibliometria.

Abstract

Na longa trajetória desde as primeiras ações catequéticas dos jesuítas, na segunda metade do século XVI, até os dias atuais, a educação dos povos indígenas que habitam o território brasileiro tem sido alvo de controvérsias e discussões nos níveis governamental e acadêmico, o que tem gerado inúmeros estudos. O objetivo deste trabalho é, a partir da análise de citações, verificar como se configura a produtividade e a frente de pesquisa dos autores, bem como identificar quais são os periódicos, os idiomas e as tipologias das autorias dos artigos citados em teses e dissertações sobre educação indígena. Para tanto, foram elaborados indicadores bibliométricos de análise de citações presentes nas teses e dissertações sobre educação indígena disponíveis na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelaram que os autores que publicam com a temática desta pesquisa são oriundos de várias áreas de conhecimento, o que denota interdisciplinaridade na constituição desse campo.

Author Biographies

Alexandre Masson Maroldi, Universidade Federal de Rondônia

Professor Dr. do Departamento de Ciência da Informação

Luis Fernando Maia Lima, Universidade Federal de Rondônia

Professor Dr. do Departamento de Economia

Carlos Roberto Massao Hayashi, Universidade Federal de São Carlos

Professor Dr. do Programa de Pós-graduação em Educação

Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi, Universidade Federal de São Carlos

Professora Dra. do Programa de Pós-graduação em Educação

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Published

2018-05-23

How to Cite

Maroldi, A. M., Lima, L. F. M., Hayashi, C. R. M., & Hayashi, M. C. P. I. (2018). O que revelam os artigos citados nas teses e dissertações em educação indígena?. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(48), 61–89. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1090

Issue

Section

Artigos