A educação pública no Brasil: Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Florestan Fernandes e Darcy Ribeiro.
Resumo
Este artigo chama a atenção para duas questões básicas da história da educação brasileira: a primeira, de que a consciência político-pedagógica do Brasil tem uma história, e a segunda, que essa consciência, além das influências exercidas pelas determinações sociológicas, políticas e diferentes teorias pedagógicas, foi constituída também pela influência direta da atuação de alguns educadores, tais como, Fernando de Azevedo, Anísio Spíndola Teixeira, Florestan Fernandes e Darcy Ribeiro, que se destacaram no esforço de oferecerem à nação, respostas ao seu complexo problema educacional.
Referências
AZEVEDO, Fernando. A transmissão da Cultura. São Paulo: Melhoramentos; Brasília: Instituto Nacional do Livro - MEC
CANDIDO, Antônio. Tendências no Desenvolvimento da Sociologia da Educação. In:Foracchi, Marialice M. e Pereira, Luiz. Educação e Sociedade, 9 ed. São Paulo: Edit. Nacional, 1978.
CURY, Carlos R. Jamil. Ideologia e educação brasileira, 4ª ed., São Paulo: Cortez Editora, 1988
FAVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque, BRITTO, Jader de Medeiros. Dicionário de educadores no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ / MEC-Inep, 1999
FERNANDES, Florestan. Educação e sociedade no Brasil. São Paulo: Dominus Editora, 1966
------------------------------- A formação política e o trabalho do professor. In: Universidade e formação de professores, 2. Ed., São Paulo: Editora Brasiliense, 1986, p. 13-37
------------------------------- Memória viva da educação brasileira. Brasília: MEC/INEP, 1991
LEAL, Maria Cristina, PIMENTEL, Maria Cristina, PINTO, Diana Couto. Darcy Ribeiro, Educador radical. In: Trajetórias de liberais e radicais pela educação pública. São Paulo: Edições Loyola, pp.111-140, 2000
REIS, José Carlos. As identidades do Brasil de Varhagen a FHC. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1999
TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução a filosofia da educação, 5ª ed., São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1967
-----------------------. Como devemos encarar o problema brasileiro da educação. In: Anísio Teixeira, educação para a democracia, p.251-263. Rio de Janeiro: Editora para a democracia, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.