Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Cuiabá – um processo de exclusão

Autores

  • Tereza Christina M. A. Veloso UFMT.
  • Edson Pacheco de Almeida UFMT.

Resumo

O objetivo do trabalho é acrescentar dados à compreensão do fenômeno da evasão universitária, numa concepção institucional. Realizado na Universidade Federal de Mato Grosso, tendo como participantes os Coordenadores de Curso, a Coordenação de Administração Escolar, a Coordenação de Processamento de Dados e a Pró Reitoria de Ensino de Graduação, onde propomos-nos acrescentar a abordagem qualitativa ao enfoque quantitativo dos estudos dessa natureza. Foram pesquisados quatorze cursos de graduação, e ao finalizarmos, supomos que a evasão nessa Instituição se caracteriza por um processo de exclusão e que, mais do que um processo dependente do aluno é um fenômeno institucional, reflexo da ausência de uma política de permanência do aluno no curso de sua opção.

Biografia do Autor

Tereza Christina M. A. Veloso, UFMT.

Mestre em Educação pela UFMT. Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição- UFMT.

Edson Pacheco de Almeida, UFMT.

Doutor em Administração Universitária pela Michigan State University. Professor Titular do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFMT.

Referências

AMBRUST, R. de C. C. A Evasão no 3º Grau: A Faculdade de Enfermagem da PUCCAMP. 1995, 135 p. Dissertação (Mestrado em Educação na Área de Ensino Superior) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Secretaria de Ensino Superior. Comissão Especial de Estudos sobre a Evasão nas Universidades Públicas Brasileiras. ANDIFES/ABRUEM, SESu, MEC, Brasília, 1996. 134 p.

BUARQUE, C. A Aventura da Universidade. São Paulo: Editora UNESP; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. 239 p.

CUNHA, A. M. Evasão no Curso de Química da UnB: A interpretação do aluno evadido., 1997. 136 p. [Dissertação (Mestrado em Psicologia)]. Universidade de Brasília, Brasília.

DURANTE, L. C. Conforto ambiental das escolas estaduais de Cuiabá – MT. UFMT, 1999, 215 p. [Dissertação (Mestrado em Educação)]. Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá.

FRANCO, M. A. C. O Vestibular e o Acesso à Universidade Pública: Um Problema de Seleção ou de Autonomia? In: VELLOSO, Jacques (org.). Universidade Pública Política, Desempenho, Perspectivas. Campinas: Papirus, 1997. p. 107-136.

HAIR,J.F.; ANDERSON, R.E.; TATHAM,R.L.; BLACK,W.C. Multivariate data analysis. 4ª ed. New Jersey: Prentice Hall, 1998.730 p.

MASETTO, M. T. Professor Universitário: Um profissional da Educação na Atividade Docente. In: ___. Docência na Universidade. Campinas: Papirus, 1998. p. 9-26.

PAUL, J., SILVA, N. do V. Conhecendo o seu lugar: A Auto - Seleção na Escolha da Carreira. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v.14, n.14, p. 115-130, jan./jun. 1998.

PEREIRA, J. T. V. Diplomação, Retenção e Evasão dos Cursos de Graduação das Universidades Públicas Paulistas: relatório final. São Paulo: UNICAMP, 1997. 171 p.

PLACCO, V. M. N. de S.. Formação e Prática do Educador e do Orientador. Campinas: Papirus, 1994. 31 p.

RISTOFF, D. A tríplice crise da universidade. In: TRINDADE, Hélgio (org.). Universidade em ruínas na república dos professores. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 201-210.

___. Universidade em foco: reflexões sobre a educação superior. Florianópolis: Insular, 1999. 240 p.

SANTOS, B. de S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1997. 348 p.

SOUZA, F. M. C. de, SOUZA, B. C. de. Parâmetros para Análise e Utilização de Resultados Estatísticos na Avaliação Institucional. Avaliação, Campinas, v.1, n.3, p. 49-52, mar. 1997.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO. Coordenação de Exames Vestibulares – CEV. Pesquisa sócio-econômico e cultural e desempenho dos candidatos classificados no concurso vestibular 1996-1998. Cuiabá: UFMT, 1999.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Evasão nos Cursos de Graduação da UFRGS em 1991, 1992, 1993. Porto Alegre: UFRGS/PROPLAN/DEPI, 1996. 83p.

Downloads

Publicado

2013-11-12

Como Citar

Veloso, T. C. M. A., & Almeida, E. P. de. (2013). Evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso, campus universitário de Cuiabá – um processo de exclusão. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (13). Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/564

Edição

Seção

Artigos