EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: POLÍTICAS PÚBLICAS E REALIDADES INSTITUCIONAlS

Autores

  • Stella Cecilia Duarte Segereinch Universidade Católica de Petrópolis

Biografia do Autor

Stella Cecilia Duarte Segereinch, Universidade Católica de Petrópolis

Doutora em Educação pela UFRJ e Professora Titular da Universidade Católica de Petrópolis

Referências

ASSESSORIA DE IMPRENSA DE LUIS INÁCIO LULA DA SILVA. As propostas de Luiz Inácio Lula da Silva para o Ensino Superior. Clipping educacional. Caderno Especial. 04 de outubro de 2002, p.5-6

BRASIL. Lei N. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília. 23 de dezembro de 1996

BRASIL.MEC. Resolução CNE/CES n.1 de 03 de abril de 2001. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação. Diário Oficial da União . Brasília, 9 de abril de 2001, seção 1, p.12

CABERLON, V.I. Pesquisa e Pós-Graduação na FURG: em busca de compreensões sob distintos horizontes. (Tese de Doutorado). Porto Alegre: UFRGS, 2003

CUNHA , M.I. da. FERNANDES,C.M.B.Ensino com pesquisa: a prática do professor universitário. Cadernos de Pesquisa. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, n.97, p.31-46, maio1996

FRAGALE FILHO, R. MEC torna público relatório sobre proposta de alteração das normas que regulamentam oferta de EAD no nível superior. Notícias. Revista I-Coletiva, n.7, 31 de janeiro de 2003, www.icoletiva.com.br

I-COLETIVA. Secretaria quer ampliar programa de educação a distância. Revista I – Coletiva, n.7, 31 de janeiro de 2003, www.icoletiva.com.br

LOBO NETO, F.J. da S. EAD & Formação de professores a distância. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro: ABT, v.30 (152/153) jan/jun – 2001,p. 69 – 80

LÜDKE, M. A pesquisa e o professor de escola básica: que pesquisa, que professor? In: Vera Maria Ferrão Candau et al. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 101 – 114

MAIA, C. Guia Brasileiro de Educação à Distância. São Paulo: Editora Esfera, 2002

RONDELLI, E. As experiências das redes de universidades virtuais no Brasil. In: Carmem Maia. Guia Brasileiro de Educação à Distância. São Paulo: Editora Esfera, 2002, p. 27 - 32

RONDELLI, E. EAD entre a febre e a cautela – José Moran. (Entrevista). Revista I – Coletiva, n.8, 6 de fevereiro de 2003, www.icoletiva.com.br

SCHNETZLER, R.P. Prefácio. In: Cartografias do trabalho docente: professor (a) – pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil – ALB, 1998, p. 7 -9

SEGENREICH, S.C.D Relação ensino de graduação e pesquisa: políticas públicas e realidade institucional. In: Valdemar Sguissardi e João dos Reis Silva Jr. (org.): Educação superior: análise e perspectivas de pesquisa. São Paulo: Xamã, 2001, p. 187 – 212

SESU/MEC. Comissão Assessora para Educação Superior a Distância (Portaria 335/2002) : Relatório. Brasilia: SESU/MEC, agosto de 2002, www.icoletiva.com.br/relatorio_ead.rtf

SILVA, W. C. da. Formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental no Brasil: o que temos e o que precisamos. Tecnologia Educacional. Rio de Janeiro:ABT, v.26 (143), out./nov./dez de 1998, p.21 - 30

SILVA JUNIOR, J. dos R. Reformas do Estado, da Educação Superior e as Políticas Públicas para Formação de professores a Distância: implicações políticas e teóricas. Texto apresentado na mesa redonda do mesmo nome, na 25a reunião de ANPEd (versão disponibilizada diretamente pelo autor). Caxambu: ANPEd, setembro de 2002

VIANNEY, J., TORRES, P., SILVA, E. A Universidade Virtual no Brasil: os números do ensino superior a distância no país em 2002. Santa Catarina: UNISUL/IESALC, fevereiro de 2003, www.virtual.unisul.br

Downloads

Publicado

2013-11-05

Como Citar

Segereinch, S. C. D. (2013). EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA: POLÍTICAS PÚBLICAS E REALIDADES INSTITUCIONAlS. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (16). Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/517

Edição

Seção

Dossiê