A abordagem psicogenética de Jean Piaget e a teoria de Ausubel: um diálogo sobre o caráter lógico do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i21.292Resumo
Pretende-se neste artigo evidenciar as possibilidades de diálogo entre as teorias de Piaget e Ausubel. Tendo em vista as principais idéias das duas teorias é possível afirmar que esse diálogo assenta-se em duas grandes bases: em primeiro lugar, são teorias cognitivistas preocupadas em explicar os processos de construção do conhecimento; em segundo lugar, fazem uma abordagem enfatizando o caráter lógico do conhecimento. Alguns pontos convergentes e divergentes são apontados quanto a tais aspectos. Quanto às implicações pedagógicas para o ensino é possível dizer que, ambas, por se basearem na assimilação de conceitos, advogam a necessidade de negociar significados para ensinar. No entanto, no caso da teoria piagetiana é possível apenas inferir a natureza das relações entre ensino e aprendizagem; já no caso da teoria de Ausubel, tais relações comparecem de forma explícita e sistematizada.Referências
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