Contextos de constituição das políticas educacionais: considerações acerca da formação do professor rural
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i24.243Resumo
A reflexão refere dimensões ou contextos da política educacional tendo como base empírica a discussão acerca de escolas normais rurais. Caracteriza três contextos de formulação das políticas demonstrando-os com a proposta de formação de professores para zona rural que se instituiu como adequada numa época em que as escolas rurais paroquiais foram fechadas pelos processos de nacionalização do ensino. Indica como parte do contexto de formulação das políticas as concepções veiculadas nas Conferências Nacionais de Educação, da ABE e o contexto próximo de conflitualidades e articulações, em que diferentes posturas da Igreja Católica no RS se confrontaram quanto a interpretações e maneiras de aderir à nacionalização do ensino. Caracteriza os diferentes convênios com a Secretaria da Educação do Estado que deram origem à instalação das escolas normais rurais como alguns dos elementos do contexto de formulação das políticas e do contexto da prática a partir das estratégias adotadas pelos diferentes estabelecimentos para implementar as propostas de formação do professor rural. Constata a imposição e atropelamento que muitas vezes os contextos de formulação das políticas impõem aos estabelecimentos escolares e suas práticas.
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